Agro: indústria nacional estima faturamento de USD 5,89 milhões

Agro: indústria nacional estima faturamento de USD 5,89 milhões

10.08.2023

Após o encerramento da Agroexpo, que aconteceu entre 13 e 23 de julho em Bogotá, na Colômbia, o Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), acaba de divulgar o balanço — que considera o desempenho em negócios de 15 companhias nacionais apoiadas ao longo do evento. Dessas 15 organizações, 13 participaram da Rodada Internacional de Negócios, totalizando faturamento de USD 1,58 milhões durante a feira, com projeção de mais USD 4,32 milhões para os próximos 12 meses. Além da participação da Ministra da Agricultura da Colômbia, Jhenifer Mojica, estiveram presentes na feira, representando a Embaixada do Brasil em Bogotá, o Ministro Conselheiro Luís Guilherme Nascentes da Silva, o Conselheiro Cesar de Oliveira Lima Barrio e o adido agrícola do Brasil na Colômbia, Clóvis Serafini, e, representando o Escritório da ApexBrasil em Bogotá, Camila Rey.

O evento deste ano ficou marcado como a melhor edição da história. Foram cerca de 600 expositores, mais de 3 mil animais em pé, e aproximadamente 200 mil visitantes que puderam transitar e conhecer mais de 250 espaços entre conferências, conversas e reuniões, entre outros.

A participação das companhias brasileiras na Agroexpo teve o apoio do Programa BMS, superando as expectativas pré-evento. As empresas brasileiras Agritech Lavrale, Balanças Açores, Baldan, Bristol, Cimisa, Famac, Industrial Pagé, Indutar Tecno Metal, Jacto, MFW Máquinas, Panter, Prensso Máquinas, São José Industrial, Reafrio e TKA Guindastes apresentaram uma variedade de produtos e serviços voltados para a agricultura familiar, incluindo equipamentos de colheita de grãos, niveladoras para o solo, tratores econômicos e de menor potência, colhedora de forragem, secadora de arroz, tronco de contenção, equipamentos versáteis para motosserras, furadeiras hidráulicas e muito mais.

"Estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos na Agroexpo. A presença estratégica das empresas brasileiras com soluções de ponta e tecnologia agrícola contribuiu significativamente para trazer esses números", afirma Patrícia Gomes, diretora de Mercado Externo da ABIMAQ e Gestora do Programa BMS. "Além dos negócios realizados durante a feira, estamos confiantes de que haverá um fluxo contínuo de negociações nos próximos meses, resultando em um montante ainda maior”, complementa.

Dessa maneira o Programa BMS encerra o convênio de dois anos com chave de ouro, seguindo seu compromisso contínuo de fortalecer parcerias comerciais e impulsionar o desenvolvimento da indústria e agricultura familiar, obtendo bons resultados. “Temos expertise em exportação e ampla rede de contatos, e seguimos comprometidos a conectar empresas brasileiras com compradores da América Latina e explorar novas oportunidades de negócios”, conclui Patrícia Gomes.