Danfoss leva soluções para controle de motores elétricos na Fenasan

Danfoss leva soluções para controle de motores elétricos na Fenasan

14.08.2015

Empresa global no fornecimento de tecnologias que atendem à crescente demanda da cadeia produtiva de alimentos, eficiência energética, soluções favoráveis ao clima e infraestrutura moderna, a Danfoss destaca soluções para controles de motor elétrico durante a 26ª Fenasan, Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, que acontece de 4 a 6 de agosto, das 12h às 19h, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

Os conversores de frequência controlam o fornecimento de energia para motores elétricos de modo que estes funcionem com a velocidade precisa para obter o resultado desejado. O controle da velocidade de motores elétricos pode resultar em economia de energia de até 40%, dependendo da aplicação. O sistema de fornecimento de água é um dos setores em que se aplica este tipo de solução.

“Atualmente água é um dos segmentos que mais crescem na Danfoss. É um setor em grande expansão e com potencial muito atrativo. Podemos também destacar nesse mercado as áreas de irrigação de lavouras e tratamento de efluentes industriais, que devem atender as novas normativas ambientais, cada dia mais rígidas”, comenta Roberto Pereira Júnior, gerente de vendas da Danfoss.

O VLT® AQUA Drive FC202 proporciona maior proteção de bomba seca, reduzindo os custos de manutenção, pois avalia constantemente a condição da bomba, além de possuir um controlador em cascata incorporado. Compacto, o VLT® AQUA Drive da Danfoss é fácil de instalar devido ao seu design modular, bastando uma rápida instalação de cabos e programação de alguns parâmetros. O VLT® AQUA Drive Danfoss é indicado também para aplicações de saneamento e tratamento de efluentes.

“O VLT® AQUA Drive proporciona uma maior proteção de bomba seca e reduz os custos de manutenção, pois o conversor de frequência avalia constantemente a condição da bomba com base nas medições internas de frequência/potência, além de possuir um controlador em cascata incorporado que controla até três bombas com uma bomba principal fixa”, complementa Pereira Júnior.

O VLT® HVAC Basic Drive FC101 é um produto de alta qualidade focado em aplicações básicas de HVAC, como ventiladores e operações de bombas. É um drive compacto e dedicado que apresenta o melhor desempenho e preço de sua categoria. Como diferencial, o VLT® HVAC Drive possui resfriamento via Back Channel e opera em temperaturas ambientes de até 50 °C sem derating.

O VLT® Compact Starter MCD 200 oferece a melhor relação custo-benefício para partida de motores elétricos de corrente alternada. A tecnologia de construção permite que sejam montados lado a lado sem necessidade de ventilação forçada. Em condições normais de carga, o VLT® Compact Starter MCD 200 é aplicado em bomba centrífuga, bomba de deslocamento positivo, compressor, transportador e ventilador. Já em condições intensas de carga, o conversor pode ser utilizado em correia transportadora, laminador, misturador, moinho e paletizador.

O VLT® Soft Starter MCD 500 é uma solução completa para partida e parada de motores elétricos. Está disponível para o mercado nas tensões entre 200 e 690 V e possui bypass integrado de até 110 kW, atingindo potências de até 1.2 MW. É ideal para todo tipo de aplicação onde são necessárias partidas e paradas suaves de motores com controle de corrente. Os transformadores de corrente medem a corrente do motor e enviam um sinal de feedback que proporciona uma rampa de partida e parada controlada conforme o perfil da aplicação.

Serviço
Fenasan - 26ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente
De 4 a 6 de agosto, das 12h às 19h
Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho

Fonte: Radar Industrial