Fábrica da Stanley Black & Decker recebe pela primeira vez jovens aprendizes de eletromecânica

Fábrica da Stanley Black & Decker recebe pela primeira vez jovens aprendizes de eletromecânica

19.07.2017

Referência internacional na produção de ferramentas e eletrodomésticos, a STANLEY BLACK & DECKER abriu as portas de sua fábrica em Uberaba, MG, para dar uma oportunidade profissional a 20 alunos (15 meninos e cinco meninas) do curso de Eletromecânica do Senai. O objetivo da empresa é desenvolver novos talentos e, assim, aumentar a oferta de mão de obra técnica qualificada na região.

“O projeto começou com uma ambientação teórica no Senai e, após dois meses, os jovens iniciaram as atividades práticas dentro da fábrica. O trabalho é monitorado por 12 tutores de diferentes áreas de manufatura, profissionais experientes que estão à disposição para transmitir o conhecimento adquirido ao longo de anos de trabalho”, ressalta Aline Andrade, do RH da STANLEY BLACK & DECKER e responsável pelo projeto.

A nova turma de jovens aprendizes surgiu após um processo de reformulação do programa implantado na empresa. No final de 2016, a STANLEY BLACK & DECKER optou por dividir as vagas entre o setor administrativo, com contratados por meio da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsan”, e áreas técnicas em parceria com o Senai.

O processo seletivo para as funções técnicas foi feito na própria fábrica, com indicações de familiares e conhecidos de funcionários e terceirizados. E, além de realizarem um teste de conhecimentos gerais, os selecionados fizeram uma visita à fábrica, conheceram mais sobre as marcas que compõem o grupo e tiveram contato com profissionais das áreas de manufatura e engenharia que iniciaram a vida profissional como “Aprendizes Senai”.

“A nossa proposta é preparar os jovens para que tenham condições de ocupar cargos de alta relevância no futuro. Enxergamos isso também como uma oportunidade de estimular a economia da nossa região, pois esse é o primeiro contato com o mercado de trabalho para muitos que chegam aqui”, pontua Gabriela Oliveira, do RH da empresa e integrante da equipe do projeto.

O programa de jovens aprendizes STANLEY BLACK & DECKER e Senai tem duração de 12 meses e, ao término desse período, os profissionais que se destacarem terão a oportunidade de serem efetivados em funções técnicas para manufatura.