Mercosul deve trabalhar em conjunto para equilibrar a questão da produção mundial do aço

Mercosul deve trabalhar em conjunto para equilibrar a questão da produção mundial do aço

23.08.2018

Foi o que afirmou o presidente do Fórum Global G-20, Shunko Rojas, um dos destaques  do Congresso Aço Brasil 2018, em São Paulo. O advogado argentino apresentou o painel "Fórum Global e Excesso de Capacidade", falou aos representantes da indústria siderúrgica nacional sobre a necessidade de os países do Mercosul construírem conjuntamente equilíbrio em suas economias a fim de somar aos esforços que a China já vem fazendo para reduzir o excesso de capacidade de produção de aço no mundo.

A meta do gigante asiático é chegar a 2020 com 150 milhões de toneladas de capacidade a menos do que em 2016 e, para isso, o país vem adotando medidas para reduzir a sua produção.

"A demanda global tende a ficar mais robusta e, assim, os preços se valorizarem, criando oportunidades para as empresas do setor em todo o mundo. Já para a China, as projeções são de queda, por conta dos esforços de redução de capacidade e mudança de uma economia baseada em investimentos e exportações para outra concentrada no consumo interno", destacou o palestrante Shunko Rojas, que é também subsecretário de Comércio Internacional da Argentina.

O Fórum de Excesso de Capacidade é uma parceria do G-20 e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que busca encontrar de maneira multilateral respostas para esse desafio do mercado siderúrgico mundial. "Confio que o Mercosul vai encontrar as ferramentas e condições necessárias para chegar à integração fundamental a fim de construir um futuro próspero para todos os países do bloco", afirmou Shunko Rojas. O Congresso Aço Brasil 2018 foi realizado nos dias 21 e 22 de agosto.