Micro e Nanopartículas aplicadas a calçados e componentes será tema do Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, nesta quarta-feira, 28 de setembro

Micro e Nanopartículas aplicadas a calçados e componentes será tema do Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, nesta quarta-feira, 28 de setembro

26.09.2016

            O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – realizará nesta quarta-feira, 28 de setembro, mais uma edição do seu Happy Hour com Tecnologia. O evento, marcado para as 18h30min, na sede da entidade (rua Araxá, 750 – Novo Hamburgo), abordará o tema “Micro e nanopartículas aplicadas a calçados e componentes”.

Na primeira palestra da noite, a pesquisadora da Nanoplus Ltda., Gabriela Schaab da Silva, falará sobre “Incorporação de substancias ativas em micro e nanopartículas: efeitos antimicrobianos”. Gabriela mostrará como o mercado de biocidas tem crescido rapidamente, sendo que nos últimos anos foram desenvolvidas novas soluções voltadas à proteção de materiais contra o ataque por fungos e bactérias. Uma destas novas soluções foi a utilização da nanotecnologia, em especial nanopartículas de prata, que têm sido utilizadas em diferentes tecidos e materiais sintéticos.

            Gabriela Schaab da Silva é bacharel em Química formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde por dois anos participou da iniciação científica na área de nanotecnologia.

            Em seguida, os engenheiros Mateus Carlesso e Felipe Monteiro, da NTS Nanotecnologia, falarão sobre “Nanopartículas: um estudo de caso”, mostrando a contextualização de nanopartículas: conceitos, aplicações e efeitos comprovados, possibilidades oferecidas pela TNS, e apresentação de cases.

            Mateus Carlesso é engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina, com doutorado em Engenharia de Produção em Materiais pela Univesidade de Bremen, Alemanha, onde publicou artigos em periódicos de alto nível e participou de várias conferências pelo mundo apresentando sua pesquisa.

          Felipe Monteiro é engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou na área de Oil&Gas, Energia, Aeronáutica e Nanotecnologia.  Cursou o 5º ano de faculdade na França, noInstitut National des Sciences Appliqueés de Lyon (INSA de Lyon) e realizou estágio em modelamento estatístico aplicado ao processo de soldagem por feixe de elétrons para a indústria aeronáutica.

         As inscrições para o Happy Hour com Tecnologia estão abertas, pelo telefone (51) 3553-1000, ou pelo e-mail eventos@ibtec.org.br e a entrada é 1kg de alimento não perecível.