Proteções Articuladas da Schmersal adéquam equipamentos de acordo com a NR-12

Proteções Articuladas da Schmersal adéquam equipamentos de acordo com a NR-12

28.03.2017

Para garantir a integridade física e a saúde de trabalhadores da indústria, a Schmersal, multinacional alemã de sistemas de segurança para máquinas industriais, desenvolveu a linha de Proteções Articuladas(proteções mecânicas), indicada para diversos segmentos, entre eles automotivo, metalúrgico e moveleiro.

As Proteções Articuladas da Schmersal adéquam equipamentos como tornos, fresas, furadeiras, esmeris antigos, bem como novos maquinários que ainda não estão de acordo com a NR-12, norma regulamentadora dedicada à segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

A solução da Schmersal tem micros interruptores de segurança integrados em articulações que garantem uma operação segura. Com design europeu, as Proteções Articuladas estão disponíveis em várias dimensões que se adéquam à maioria das máquinas. “As Proteções Articuladas da Schmersal têm ajuste de posicionamento muito simples e de acordo com as normativas de segurança brasileiras e europeias. Nossa solução também atende a norma construtiva de proteções mecânicas ISO 14120/2015”, explica Pedro Henrique Soares, coordenador de produto da Schmersal.

Outro diferencial da linha são as chaves com ruptura positiva nos contatos normalmente fechados (NF), respeitando a IEC 60947-5-1. A estrutura da proteção é feita em aço e as placas são produzidas com polímero à prova de choque e óleo (PMMA).

Dentre as diversas vantagens das Proteções Articuladas da Schmersal estão os possíveis bloqueios pneumáticos para que não seja possível a abertura da proteção enquanto a máquina estiver funcionando. “O seu monitoramento pode ser feito por um módulo de segurança Schmersal”, finaliza Soares.

A Schmersal sempre investe em soluções que visam garantir o bem-estar no ambiente de trabalho industrial. A empresa inclusive estruturou a Academia Schmersal para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12.