Quais áreas devem ser envolvidas em projetos de sustentabilidade dentro das empresas?

Quais áreas devem ser envolvidas em projetos de sustentabilidade dentro das empresas?

13.10.2016

Com mais de 10 anos de atuação em projetos de sustentabilidade, entre eles programas educativos que levam o conceito para o dia-a-dia das empresas, a Fundação Espaço ECO® (FEE®) acredita que as iniciativas que envolvem todas as áreas da empresa, os colaboradores de diversos níveis hierárquicos e que estejam conectadas ao cerne do negócio, tendem a apresentar melhores resultados para a melhoria contínua da entidade, bem como à sustentabilidade de seus processos e produtos. Os benefícios podem ir além dos muros da organização e alcançar diversos públicos, como as famílias de colaboradores.

“Estamos falando de ações que refletem todo o universo da organização, desde a transformação da cultura dos colaboradores, passando pela gestão de riscos até a operacionalização da estratégia de sustentabilidade e entendimento dos públicos sobre o tema”, afirma Camila Honório, consultora de Gestão Aplicada a PMEs da Fundação Espaço ECO®. 

É fundamental que as ações estejam conectadas ao negócio, incluindo o planejamento estratégico e de comunicação, pois todos os participantes perceberão que se trata de um objetivo comum a todos e o quão importante cada um é neste processo. A empresa pode conquistar um importante engajamento de seu público interno e, ao envolver todas as áreas, como Recursos Humanos (RH) e marketing, alcançar um potencial ainda ainda maior. 

Ao ser tratado como um programa, a iniciativa deve agregar valor tanto para as empresas e seus processos produtivos como para as pessoas. Considerando todos estes fatores, entre os benefícios que a empresa pode ter está a implementação de sua estratégia de sustentabilidade, visando gerir riscos e gerar oportunidades de negócios, além de transformar o entendimento e a realidade dos colaboradores. “Estamos falando de cidadãos com o olhar integral para suas decisões pessoais e profissionais e o reflexo dos impactos ambientais, sociais e econômicos de cada uma delas”, reforça a consultora. 

Estas iniciativas podem fazer com que uma empresa atenda seu papel na sociedade, apoiando na internalização do conhecimento sobre sustentabilidade para todos os seus públicos, na comunicação entre eles e ainda pela gestão de seus riscos e eficiência no uso de recursos. Neste processo podem surgir novos negócios e parcerias com entidades que possuem o mesmo objetivo. 

“Somente assim, podemos pensar em uma sociedade justa e caminhando para o desenvolvimento sustentável”, finaliza Camila. A Fundação Espaço ECO® (FEE®) já realizou projetos para mais de 20 grandes empresas e 23 cooperativas agrícolas, visando o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e em toda a sociedade.