“São Paulo vai se transformar numa Abu Dhabi”, diz governador Geraldo Alckmin na abertura da Expomafe

“São Paulo vai se transformar numa Abu Dhabi”, diz governador Geraldo Alckmin na abertura da Expomafe

10.05.2017

Em seu pronunciamento hoje, dia 9, durante abertura da EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, criada pela ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos com organização e promoção da Informa Exhibitions, o governador Geraldo Alckmin profetizou que São Paulo em breve se transformaria numa Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

O crescimento da produção de gás natural e os 46% de aumento, em um ano, na extração de petróleo no pré-sal na bacia de Santos – vai de Santa Catarina até o Espírito Santo, com maior concentração no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro – fazem Alckmin prever maior crescimento e geração de empregos no Estado e, consequentemente, oportunidades para a indústria de base nos mercados de óleo e gás.

EXPOMAFE acontece de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, maior e mais moderno pavilhão de exposições do País. O evento apresenta em primeira mão os últimos avanços tecnológicos e tendências globais em máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica, estampagem de precisão, manufatura aditiva, sistemas integrados e multitarefa, metrologia e controle de qualidade, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, prototipagem e impressão 3D, entre outros, de 400 expositores que representam 630 grandes marcas nacionais e internacionais. 

São esperados em torno de 40 mil compradores e visitantes profissionais das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura, além de instrutores e alunos de instituições de ensino técnico. 

Ao reunir em único lugar as marcas líderes do segmento, entidades representativas e compradores nacionais e internacionais, a EXPOMAFE nasce com a missão de alavancar o desenvolvimento da indústria de máquinas, equipamentos e acessórios, baseada em um novo conceito de feiras, com sofisticadas ferramentas gerenciais, inovadores modelos de comunicação e a moderna infraestrutura do São Paulo Expo. 

Conteúdo técnico e profissional 

Além de oferecer um ambiente propulsor de negócios, parcerias e relacionamentos, a EXPOMAFE preparou uma ampla programação com mais de 60 horas de conteúdo avançado sobre temas relevantes para colaborar com a atualização dos profissionais que visitam a feira. 

Seminário Óleo e Gás: Debate o contexto e perspectivas para indústria de máquinas e equipamentos diante das alterações na política de conteúdo local para exploração e produção de petróleo no Brasil (Dia 9, das 13h30 às 18h). 

VII Simpósio Internacional de Excelência em Produção: Soluções Smart para a Indústria: Realizado pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, entidade que promove e incentiva a cooperação tecnológica entre os dois países), o simpósio discute a realidade atual e o potencial de soluções inteligentes para empresas de todos os portes e setores (Dia 10, das 10h às 17h30). 

Painel Tecnológico – Corte & Solda: Visa a prover os participantes com informações sobre as mais recentes tecnologias, de maneira objetiva e fundamentada em casos de sucesso na indústria de Corte e Solda (Dia 11, das 8h30 às 12h30). 

Palestra: Pensamentos que apontam para o futuro, por Ricardo Guimarães: Fornece aos participantes uma visão ampla sobre os novos tempos e desafios enfrentados pelas organizações. Ricardo Guimarães é presidente fundador da Thymus Branding e membro do conselho do Instituto Akatu. O evento tem realização da ABIMAQ, Guhring e Informa Exhibitions. (Dia 11, às 14h30). 

Seminário Internacional – Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0: Discute as tecnologias de coleta e transmissão de dados entre máquinas e equipamentos, sua utilização para armazenamento, processamento e análise (Dia 12, das 9h às 11h30). 

Arena Técnica: Palestras gratuitas com formato dinâmico e duração média de 45 minutos, num auditório aberto montado no próprio pavilhão, ministradas por especialistas e executivos das empresas expositoras (dias 9 a 13, entre 10h e 18h). 

Estande Temático: Coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ, tem o objetivo de mostrar aos visitantes a importância das máquinas-ferramenta na produção de todo e qualquer tipo de bem manufaturado. Este ano, o espaço será focado na indústria de máquinas e implementos agrícolas, e conta com a parceria da empresa Jacto, que vai apresentar sua história, produtos, a avançada tecnologia que possui e a importância das máquinas-ferramenta e sistemas integrados de manufatura em seu processo produtivo. Todos os dias, das 10h às 19h (exceto dia 13, das 9h às 17h) 

Manufatura Avançada 

Durante cinco dias, a EXPOMAFE apresenta a seus visitantes um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada. O projeto é uma evolução do que foi apresentado no ano passado, pela primeira vez no Brasil, durante a FEIMEC 2016 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, e ganhou atualizações em seu conceito desde o layout da linha até os programas de controle. 

O Demonstrador vai produzir 600 unidades de porta-celulares personalizados para apresentar, na prática, os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0: Módulos Autônomos?de Produção, Comunicação Máquina a Máquina, Sistema de Autogestão da Produção, Gêmeo Digital e?outras características.  

O projeto foi desenvolvido pela ABIMAQ e SENAI-SP, juntamente com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto MAUÁ de Tecnologia, Centro Universitário FEI,?8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha, e apoio da Informa Exhibitions. 

O Demonstrador de Manufatura Avançada fica em operação de terça a quinta feira (9 a 12), das 10h às 19h, e das 9h às 17h no sábado (13).  

Incentivo às exportações 

Nos dias 10 e 11 de maio, a EXPOMAFE promove a 1ª Rodada Internacional de Negócios entre empresas expositoras da feira e importadores convidados pelo Programa Brazil Machinery Solutions. A ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, é organizada pelo Programa BMS, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).  

Participam das Rodadas 8 compradores de 6 países: Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia. As reuniões acontecem em um espaço exclusivo para a ação e têm como objetivo principal potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e compradores estrangeiros do setor.  

Mais informações, acesse: https://www.expomafe.com.br/pt/Home.html