Siemens acelera digitalização da MWM com soluções Brownfield e Insights Hub

Siemens acelera digitalização da MWM com soluções Brownfield e Insights Hub

10.09.2023

Uma das mais importantes fabricantes de motores, geradores e torres de iluminação do Brasil, a MWM, recém-adquirida pela Tupy, está acelerando sua transformação digital com as soluções da Siemens. Os serviços de conectividade Brownfield, que integram máquinas e equipamentos, estão transformando os processos operacionais da empresa por meio da tecnologia. A coleta de dados é realizada com o uso deste gateway e são enviados ao Insights Hub, plataforma baseada em nuvem para a Internet das Coisas Industrial (IIoT), onde são transformados em informações pertinentes.

“Temos a coleta de dados em tempo real e a cada minuto. Com isso, reduzimos o tempo de parada da linha e conseguimos assertividade por meio da manutenção preditiva. Essa solução abriu os nossos olhos para o futuro”, diz Luiz Braggio, gerente de Manufatura, Qualidade e Lean da MWM.

Em termos de números, o uso das soluções diminuiu a parada dos equipamentos em 19%; inspeções de rotina, 30%. O tempo necessário para emissão de relatórios para análise de modo e efeito de falha foi reduzido em 92%, o que comprova que a digitalização é o caminho para a indústria, gerando mais eficiência e produtividade, transparência da operação, agilidade nas manutenções custos otimizados. 

A MWM optou pelas soluções da Siemens para conseguir coletar dados de máquinas de diferentes fabricantes dentro de sua planta localizada em São Paulo. Com o uso do Brownfield, o cliente consegue conectar equipamentos novos e legados de maneira segura e centralizada em um servidor central. Essa solução dá ainda mais transparência aos dados da planta, e pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada cliente em relação à coleta das informações.

“Os serviços de conectividade Brownfield oferecem uma solução transparente, segura e padronizada para extração de dados de máquina. Após a coleta, estes são disponibilizados de forma criptografada, em diversos protocolos de alto nível. As informações podem ser utilizadas pelas equipes de manutenção ou de processos para diversas finalidades, gerando análises que trazem múltiplos benefícios, tais como a redução de paradas desnecessárias dos equipamentos, planejamento de manutenção e processo da linha, até indicadores que podem apontar o nível de eficiência e capacidade de produção das máquinas conectadas”, indica André Braga, Especialista em Soluções Digitais da Siemens.

Com a solução, as equipes podem navegar em um aplicativo de Realidade Aumentada para monitoramento em tempo real dos equipamentos visando a manutenção preditiva. Outro recurso é focado nas informações de eficiência de cada máquina para aumentar a transparência em toda a operação da fábrica.

O caminho para a digitalização das organizações exige conhecimento, metodologia, priorização e o desenvolvimento de soluções personalizadas para cada indústria. “A nossa escolha com Siemens foi por um parceiro que já tem experiência nesse ramo”, afirma Michael Ketterer, diretor da Unidade de Negócios de Contratos de Manufatura – Operações & Qualidade da MWM.