Setor químico tem recuperação em maio

Setor químico tem recuperação em maio

10.07.2019

O segmento de produtos químicos de uso industrial apresentou melhora nos resultados de maio em relação ao mês anterior com crescimento nos índices de produção de 8,01%, vendas internas de 2,1% e consumo aparente nacional (CAN), que mede a produção mais importação menos exportação, de 8,1%. As informações são da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

No entanto, apesar da melhora no cenário mais recente, no acumulado de janeiro a maio de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, o setor apresenta recuo no índice de produção de 1,61% e no consumo aparente nacional de 5,1%. O nível de utilização da capacidade instalada ficou em apenas 72% na média dos cinco primeiros meses de 2019, três pontos abaixo da taxa de igual período do ano passado. Nos últimos 12 meses, de junho de 2018 a maio de 2019, o índice de produção apresenta recuo de 2,68% sobre os 12 meses anteriores, sendo o 15º mês consecutivo de resultado negativo.

A química está presente na base de inúmeras cadeias industriais e se ressente do enfraquecimento e da redução da atividade econômica nacional, especialmente em cadeias como embalagens, linha branca, construção civil, dentre outras.  Outro fator que tem afetado a competitividade é a alta de insumos básicos e de energia (como gás natural), que estão pressionando os custos unitários de produção justamente em um momento em que o nível operacional se encontra em patamares baixos. Dada a facilidade de penetração e atratividade pelo mercado brasileiro, não é possível, no caso da indústria química, competir com alguns países que detém vantagens comparativas, especialmente em termos de energia elétrica e matérias-primas básicas, tão relevantes para o setor.