tesa® transforma fitas adesivas em heróis

tesa® transforma fitas adesivas em heróis

29.08.2022

Com apenas 5μm, significativamente mais fino que um fio de cabelo, resistente ao calor até 500°C e tão forte que com apenas algumas tiras você pode levantar um carro pequeno: as fitas adesivas são verdadeiros super-heróis e versáteis. Na sua campanha atual, a tesa® -- fabricante internacional de fitas adesivas inovadoras e soluções de sistemas autoadesivos -- reuniu os fatos mais interessantes e as utilizações possíveis dos produtos tesa®, com resultados surpreendentes.

Se ao mencionarem a tesa®, você pensa imediatamente no popular tesafilm, você ficará surpreso com a diversidade das mais de 7.000 soluções adesivas da empresa. Apenas 300 deles são produtos clássicos para clientes finais, enquanto a maior parte das inovações da tesa® inclui aplicações especiais que foram desenvolvidas especificamente para a indústria e comércio. Por exemplo, um smartphone moderno pode conter até 70 fitas adesivas tesa®, principalmente de dupla face. A menor tem quase 5 μm de espessura e, portanto, 20 vezes mais fina que um fio de cabelo. Outra fita com 30 N/mm2 oferece enorme poder adesivo nas menores superfícies e é instalada na parte traseira de muitos smartphones, sob a lente da câmera com uma largura de apenas 0,4 mm. A mesma fita adesiva, por exemplo, também mantém o chip nos cartões EC, de forma segura e firme.

Até 130 fitas adesivas em um único carro 

Também na indústria automotiva, especialmente na fabricação de carros elétricos, a tendência vai para produtos cada vez menores e mais leves. Centenas de aplicativos de alta precisão já são usados com sucesso e muitos outros já estão em processo de desenvolvimento. Por exemplo, as almofadas adesivas tesa®. Para a produção destas fitas adesivas especiais, a tesa muitas vezes dá passos não convencionais. Para fabricar Adesivos Opticamente Transparentes (OCA), a tesa instalou unidades de sala limpa na sua fábrica em Hamburg-Hausbruch, na Alemanha, bem como em Suzhou, China (desde 2021). O ar nessas salas é 100 vezes mais limpo do que no pico de uma montanha. O resultado: filmes altamente transparentes e finos que são usados, entre outras coisas, para colagem de telas em smartphones.

Cobrir centenas de furos em uma carroceria são necessários para o processo de pintura por imersão ou trabalhos importantes de montagem. Etiquetas impressas à laser que podem suportar mais de 1.600 horas a até 150°C e são resistentes à produtos químicos e abrasão servem como proteção confiável contra falsificação. As áreas de aplicação mais marcantes também incluem a colagem permanente de células em baterias elétricas e o isolamento de componentes eletrônicos. O produto especial tesa® FireGuard resiste à chamas até 500°C durante seis minutos, protegendo o compartimento do passageiro em caso de incêndio da bateria de um carro elétrico.

"Emendas Voadoras" para a indústria de impressão e processamento de filmes 

Mesmo na indústria de impressão, as fitas adesivas hoje simplificam muitos procedimentos de trabalho e tornam os processos mais eficientes. Com um produto como o tesa® EasySplice, você pode mudar de função rapidamente. Mesmo com uma velocidade de 1.000 metros por minuto, não há mais quebras de teia. Um verdadeiro vencedor, especialmente para a indústria de impressão flexográfica, onde são frequentemente utilizados materiais com superfícies não polares.

"O mundo dos adesivos é diversificado e sofisticado. Há muito tempo, as fitas adesivas vêm jogando com seus pontos fortes em muitas indústrias e, no futuro, continuarão a ser usadas em cada vez mais setores. O manuseio simples e flexível e o efeito adesivo rápido aceleram muitos processos e até otimizam o produto final. Junto com os nossos clientes, trabalharemos persistentemente em novas ideias, na sustentabilidade de produtos e em soluções de sistemas sofisticados, em nossos Centros de Soluções Globais e continuaremos a expandir as nossas soluções", diz Frank Kolmorgen, membro do conselho de indústria da tesa® SE.

A última campanha 'heróis da fita' mostra exatamente o que as fitas adesivas podem fazer e quão diversificadas elas são. Para isso, a tesa® recolheu as informações, fatos e exemplos de aplicação mais interessantes do mundo das fitas adesivas. Nas próximas semanas, você poderá encontrar informações detalhadas em: A class apart - our tesa tape heroes - tesa.