Indústria metalmecânica: como a tecnologia impulsiona seu crescimento?

29.04.2025
Por Cássio Menezes
Entre os pilares da economia brasileira, está a indústria de metalmecânica. Isso porque o segmento atua no fornecimento de componentes e máquinas essenciais para diversos setores, como automotivo, construção civil, energia e agricultura. Não à toa, antes da pandemia, a vertical era responsável por quase 12% do PIB nacional.
Passado o período da crise sanitária, atualmente, o setor vive um momento de transição importante. Globalmente, é possível perceber uma retomada consistente pós-pandemia, impulsionada por investimentos em infraestrutura, reindustrialização de países desenvolvidos e uma corrida tecnológica por eficiência e automação.
Contudo, mesmo em meio a um cenário promissor, o segmento enfrenta desafios históricos como pressões por produtividade, escassez de mão de obra qualificada e a urgência da descarbonização. No Brasil, a vertical vive questões desde instabilidade fiscal e tributária, burocracias regulatórias, alto custo logístico e, sobretudo, a defasagem tecnológica.
Segundo o Ranking Nacional da Indústria 4.0, feito pelo instituto Atlas Intel em parceria com a Tractian, apesar de ser uma necessidade latente, o uso da tecnologia na indústria é relativamente recente no país. O estudo mostra que cerca de 73% das empresas começaram a adotar tecnologias da indústria 4.0 apenas nos últimos cinco anos.
Ao mesmo tempo que o contexto se mostra desafiador, é importante destacar que a indústria metalmecânica brasileira também encontra oportunidades no mercado interno em recuperação, que busca por fornecedores locais a fim de criar uma alternativa frente à dependência externa. No entanto, muitas empresas não conseguem aproveitar tais oportunidades devido à falta de visibilidade e controle sobre os processos internos, que acabam limitando as possibilidades de escalabilidade e competitividade do negócio.
Hoje, existe uma gama de ferramentas que podem apoiar a jornada rumo à transformação digital do setor, como a digitalização, aplicação de dados estruturados, uso de plataformas conectadas e, principalmente, a Inteligência Artificial, que vem guiando esse movimento de inovação que, diferentemente do que muitos possam pensar, não está mais restrita ao chão de fábrica.
Ou seja, o uso de novos materiais ajuda a reduzir custos e ampliam aplicações, processos mais ágeis e automatizados que melhoram a produtividade e diminuem desperdícios. No entanto, é nos modelos de negócios, como servitização, produção sob demanda e personalização em escala, que surgem as maiores oportunidades de diferenciação frente à concorrência.
Se antes as organizações tinham a mentalidade que para sair na frente era necessário produzir em larga escala, agora, as empresas precisam atribuir para a linha de produção diversos pilares desde social, governança e ambiental (ESG). Quanto a isso, a tecnologia se mostra o elo essencial para garantir a conquista de resultados sólidos e consistentes para o setor.
Com o crescente movimento de digitalização, a indústria precisa integrar e obter dados em tempo real, a fim de acompanhar e tomar decisões estratégicas. Neste aspecto, o uso de um ERP aderente à realidade do chão de fábrica é uma ferramenta estratégica para permitir rastrear cada etapa da produção, calcular emissões e propor melhorias contínuas através da melhor visibilidade, e guiar a empresa, independentemente de porte e segmento, a expandir sua atuação com dados confiáveis.
O modelo de negócio é um pilar importante e, com a chegada de novos recursos, pode impactar a empresa como um todo. Por isso, ter o apoio de uma consultoria especializada no setor é de extrema importância, uma vez que a equipe irá ajudar a organização em cada passo, garantindo uma transição prática e eficiente.
À medida que a transformação digital avança, é exigida ainda mais integração, agilidade e visão estratégica. Em se tratando da indústria metalmecânica, irão prosperar aquelas que, desde já, investirem no uso tecnologia como alicerce principal, bem como capacitar a equipe para gerenciar as operações. Afinal, são as ações do presente que determinam como será o futuro.
Para abordar os rumos do setor, a H&CO irá participar, entre os dias 06 e 10 de maio, da EXPOMAFE 2025, feira que reúne tecnologias inovadoras e os principais lançamentos destinados a indústria de máquina-ferramenta, automação industrial, e muito mais. Saiba mais em: https://www.expomafe.com.br/pt/home.html
Cássio Menezes é Sales Manager na H&CO Brasil.
Sobre a H&CO:
https://www.hco.com/
A H&CO é uma das principais empresas internacionais de consultoria em tecnologia e terceirização de serviços profissionais. Com 30 anos de história, a empresa está presente em 15 países com mais de 500 pessoas comprometidas em prestar serviços de qualidade em contabilidade, impostos internacionais, implantação de SAP Business One, gestão de entidade global, entre outros.