Atos lança novo projeto de 'fábrica do futuro' em Angers na França

 Atos lança novo projeto de 'fábrica do futuro' em Angers na França

07.03.2022

A Atos, líder global em transformação digital, anuncia o lançamento oficial do projeto para reconstruir sua fábrica de supercomputadores em Angers, na França. Com esta nova fábrica de última geração, a empresa está empenhada na melhoria da qualidade de vida no trabalho e nos mais altos requisitos tecnológicos de seus clientes internacionais através do aumento da produtividade, otimização dos espaços e redução da pegada de carbono. Este projeto de reconstrução dará origem a um centro internacional de especialização e apoio ao desenvolvimento de um setor promissor para a excelência industrial francesa, e impulsionará o desenvolvimento do território angevino e da região do Pays de la Loire. O investimento total será de 60 milhões de euros durante um período de 5 anos.

A nova planta permitirá duplicar a produção com 30% mais funcionários, gerando um aumento de 30% na produtividade, com altos níveis de segurança e qualidade, e com custos operacionais reduzidos em 30%, mantendo a possibilidade de expansão para desenvolvimento a longo prazo.

Uma fábrica do futuro

Estabelecida em Angers há 60 anos, graças à aquisição da Bull em 2014, a Atos fabrica e testa supercomputadores, servidores high-end e de criptologia, e produtos e tecnologias de segurança cibernética. As tecnologias desenvolvidas nesta fábrica são usados ??por clientes em todo o mundo - o CEA, Météo France, a agência francesa de supercomputação GENCI e até universidades de pesquisa europeias - para realizar previsões meteorológicas, testes de colisão de automóveis modelo ou explorar ainda mais a genômica para a medicina personalizada.

Para melhor atender a demanda regional, nacional e internacional, a nova fábrica terá como base os princípios da indústria 4.0, para fortalecer a qualidade e o desempenho do local, atendendo aos mais exigentes padrões ambientais. Este projeto de construção de uma fábrica 4.0 é baseado nas diretrizes de digitalização, cibersegurança e segurança, conectividade (IoT), robótica, cobótica (colaboração homem-robô) e, até mesmo, engenharia colaborativa.

Distribuída em 80.000 m², a nova fábrica melhorará a experiência e o ambiente de trabalho dos colaboradores, com novos espaços funcionais e modernos, acessíveis a todos e que favorecem a colaboração e a criatividade.

Inovação sustentável e responsável

A Atos é uma peça chave na tecnologia digital de baixo carbono, além de seu comprometimento com uma transição ecológica, e está empenhada em reduzir a pegada de carbono de sua nova fábrica, desde o design do projeto até a reconstrução e ampliação da planta no local existente.

Além da criação de novos espaços verdes - cerca de 8x mais - e da cobertura com painéis solares, a fábrica será abastecida com eletricidade a partir de energias renováveis. O design da planta também torna possível redirecionar o calor residual de seus servidores e supercomputadores na rede de aquecimento urbano. A planta terá a certificação BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), a certificação de construção mais difundida do mundo, que garante o máximo de respeito ao meio ambiente desde o projeto até o fim da vida útil do edifício. Este projeto também permitirá a Atos apoiar seus clientes no cumprimento de seus desafios de descarbonização, por exemplo com supercomputadores movidos a hidrogênio.

“Ao investir recursos humanos e financeiros substanciais, a Atos está construindo uma fábrica moderna e inovadora, à altura dos desafios do desenvolvimento digital nos níveis regional, nacional e internacional. Este projeto de grande escala ilustra o boom do negócio de supercomputadores, um mercado crescente para do Grupo há vários anos”, afirma Vicent Sarracanie, Diretor executivo de Compras, Produção e Cadeia de Suprimentos da Atos.

“Com esse projeto inovador e sustentável, esperamos seguir apresentando as mais avançadas tecnologias em supercomputação na América do Sul. Beneficiando nossos clientes e continuando na vanguarda desse mercado não só no Brasil, mas em toda América Latina, com máquinas que vem se destacando na renomada lista de Top 500 supercomputadores mais poderosos do mundo.” diz Luis Casuscelli, Diretor de Big Data & Security da Atos para América do Sul.

Números importantes

  • A nova planta vai dobrar a capacidade produtiva e aumentar a produtividade em 30%
  • O investimento total será de € 60 milhões
  • Momentos importantes do novo projeto:
    • Fevereiro/2022: lançamento do projeto de construção
    • Janeiro/2023: Início da construção
    • Fim de 2026: Fim do projeto e inauguração