Mitsubishi Electric revoluciona a comunicação óptica a laser no espaço sideral

 Mitsubishi Electric revoluciona a comunicação óptica a laser no espaço sideral

16.07.2023

A Mitsubishi Electric tem desenvolvido tecnologias ópticas que devem aumentar em dez vezes ou mais a capacidade de transmissão de dados no espaço, bem como a velocidade e alcance em comparação com sistemas que usam ondas de rádio.

Imagens de satélite são cada vez mais utilizadas para avaliar as condições em áreas pós-desastre e o estado dos recursos florestais remotos, entre outros usos. Os sistemas existentes de comunicação por satélite por ondas de rádio são limitados em termos de capacidade, velocidade e distância. Já os novos sistemas ópticos oferecem recursos de comunicação aprimorados, essenciais para avaliações espaciais mais rápidas e de maior resolução.

O objetivo é que sistemas avançados que usam sinais de laser sejam cada vez mais adotados não apenas por suas capacidades de comunicação superiores, mas também por usar comprimentos de onda menores que as ondas de rádio, o que permite o uso de antenas terrestres relativamente pequenas e de fácil instalação.

Baixo custo e novas aplicações

Segundo Takayoshi Fukuyo, CEO da ArkEdge Space Inc., “o desenvolvimento de nanossatélites vem ganhando força nos últimos anos. Pesando apenas alguns quilos, eles podem ser desenvolvidos e lançados a baixo custo e, portanto, utilizados em novas aplicações, como observações da Terra usando vários satélites. Espera-se que o teste bem-sucedido do módulo de fonte de luz a bordo do OPTIMAL-1 impulsione a implantação de nanossatélites”.

O professor associado da Universidade de Fukui, Yoshihide Aoyanagi disse que: “as condições no espaço sideral, incluindo radiação, vácuo e temperaturas, criam ambientes hostis para equipamentos. Por isso, comprovar a capacidade de operar no espaço é crucial para o desenvolvimento de satélites. Espero que o teste bem-sucedido do OPTIMAL-1 leve a um maior progresso no uso industrial de nanossatélites”.

A Mitsubishi Electric planeja continuar investindo no desenvolvimento espacial em grande escala. Além disso, a empresa pretende explorar os nanossatélites como uma importante plataforma para pesquisa e desenvolvimento relacionados ao espaço, com a introdução de tecnologias de comunicação ópticas a laser.