Sistema robótico da CMR Surgical marca presença no CONAHP 2022 com realidade virtual e o propósito de democratizar a cirurgia robótica no Brasil

 Sistema robótico da CMR Surgical marca presença no CONAHP 2022  com realidade virtual e o propósito de democratizar a cirurgia robótica no Brasil

25.11.2022

A CMR Surgical esteve presente na 11ª edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados, o CONAHP 2022, que aconteceu de 07 a 11 de novembro onde apresentou seu sistema robótico Versius®. Sob o tema "Saúde 2022: a mudança que o Brasil precisa", o principal evento da área da saúde no país reuniu lideranças e tomadores de decisão do setor. 

A CMR Surgical  demonstrou em realidade virtual os diferenciais do Versius®. Com braços robóticos que imitam o movimento humano, de alta articulação, em módulos independentes que permitem ao cirurgião escolher o melhor posicionamento de acordo com o paciente, o Versius® chegou com o propósito de democratizar a cirurgia robótica no Brasil.

“O Brasil é o 11º país a introduzir o sistema. Chegamos para ficar. Estamos muito satisfeitos com o rápido avanço das nossas plataformas em todo país, assim como a adoção do Versius® para as mais diferentes especialidades como cirurgias gerais e especializadas, como colorretais, gastrointestinais, ginecológicas, urológicas, torácicas, coloproctologia e outras”, diz Mario Ferradosa, gerente geral da CMR Surgical na América Latina.

O executivo conta que o Versius® pesa menos de 650 quilos. Com fácil mobilidade, pode ser transportado para qualquer sala cirúrgica, dispensando investimento em infraestruturas complexas e possibilitando a realização de diversas intervenções no mesmo dia. “Uma vantagem para os hospitais, que precisam do retorno do investimento, para os pacientes que se recuperam muito rapidamente e também para o médico, que realiza seus procedimentos com maior precisão e segurança”, destaca Ferradosa.

Outra novidade é o conforto para o cirurgião, que pode operar sentado ou em pé e com livre comunicação com toda a equipe cirúrgica, além disso os materiais são rapidamente reprocessados, com esterilização em autoclave, otimizando o número de cirurgias a serem realizadas. A CRM Surgical também oferece um treinamento, que pode ser realizado a partir do próprio Versius®, com um programa de realidade virtual que coleta dados sobre erros e acertos do médico, construindo scores, apontamento de melhorias, até a certificação.

Atualmente, o sistema robótico já está disponível em hospitais que são referência pelo seu investimento em tecnologia de ponta como Rede D’Or, unidade Itaim, em São Paulo, Hospital BP (BP -- A Beneficência Portuguesa de São Paulo), Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Grupo Hospital Care e Unimed Litoral, também localizados na região sul do país, além de quatro centros de treinamento. Já foram realizadas mais de 200 cirurgias.