Acelen aumenta produção de parafina em 200% e torna-se a maior fabricante da América Latina

Acelen aumenta produção de parafina em 200% e torna-se a maior fabricante da América Latina

03.07.2022

Desde que assumiu a Refinaria de Mataripe, há sete meses, a Acelen aumentou a produção mensal de parafina em mais de 200%. Com este incremento na primeira refinaria privatizada do país, a empresa passou a trabalhar com capacidade de 85 mil toneladas ao ano, tornando-se a maior fabricante na América Latina, responsável por 22% do mercado. No mundo, este índice equivale a 2%, de acordo com estudo da JAM Global Solutions, apresentado no 7º Congresso Mundial de Cera, em maio deste ano, nos Estados Unidos.

Para o vice-presidente Comercial e Logística da Acelen, José Augusto Ferreira, este desempenho é resultado do investimento em melhorias operacionais e entendimento das necessidades dos clientes que consideram, segundo ele, a parafina da refinaria reconhecida mundialmente por sua qualidade e tonalidade mais branca.

“Com os investimentos em excelência e confiabilidade operacional, conseguimos reduzir o preço do produto em cerca de 10%, na média, e ampliamos a confiança do mercado a partir da qualidade que a Acelen vem apresentando no seu portfólio, além da transparência nas transações”, avalia.

Da Refinaria de Mataripe, na Bahia, saem até 80% de toda a parafina fabricada no país. Esta produção é vendida para países da América Latina, Europa e para os Estados Unidos. Em um mês, as cerca de 4 mil toneladas produzidas atualmente são suficientes para fabricar 160 milhões de velas. “Se a vela for bem branca, você sabe que é da Bahia. A China responde hoje por cerca de 33% da produção mundial de parafinas, mas tem uma vela mais escura, amarronzada, e mais mole. A nossa, realmente, é diferenciada”, explica o vp Comercial.

Entre as principais aplicações para as parafinas produzidas em Mataripe, além das velas, estão: ceras, emulsões para produção de aglomerados (compensado) de madeira na indústria de móveis, impermeabilizantes de papéis e embalagens, aditivos para indústria química e de borracha. É usada também pela indústria alimentícia na produção de chocolate, chiclete, queijo e outros alimentos; na farmacêutica para cremes, shampoos e condicionadores. Na linha de produtos biodegradáveis, está nos detergentes e no fluido de perfuração de poços de petróleo onshore.

Portfolio variado

O aumento na produção de parafina foi um dos incrementos realizados pela Acelen nos últimos meses, desde que assumiu a gestão da Refinaria de Mataripe. Em abril deste ano, a fábrica produziu, pela primeira vez em 70 anos de funcionamento, o gás propano especial para aerossóis. Um mês após iniciar a comercialização, a Acelen já está atendendo 15% deste mercado, considerado de nicho no Brasil.

A meta da empresa é passar a ter 30% do market share nacional do propano especial nos próximos anos. Este segmento, atualmente, é abastecido, principalmente, pela Argentina e Bolívia e o produto baiano tem condições plenas, de acordo com a empresa, de competir com preço e qualidade.

Esse alcance nos mercados nacional e internacional tem a ver com o plano de aumento do nível operacional que contempla melhorias das instalações, sistemas e operações através das Paradas Programadas de Manutenção em 11 das 26 unidades da Refinaria de Mataripe, com investimento de R?500 milhões feitos pela Acelen no período de um ano. Desde dezembro, este nível já saltou de 65% para 97% e deve aumentar ainda mais até o primeiro semestre de 2023, após conclusão dos serviços iniciados em abril.