Aperam acelera compromisso climático e chama fornecedores para a jornada da descarbonização

Aperam acelera compromisso climático e chama fornecedores para a jornada da descarbonização
Aperam reuniu fornecedores em Belo Horizonte para incentivar a descarbonização da cadeia produtiva do aço Divulgação/Aperam

25.08.2025

A Aperam South America reforça seu protagonismo no setor ao convocar fornecedores para reduzir as emissões do Escopo 3, que hoje representam cerca de 78% das emissões totais da empresa. O objetivo: tornar a cadeia do aço cada vez mais sustentável e de baixa pegada de carbono.

A Aperam já produz aços com baixa pegada de carbono, mas não podemos caminhar sozinhos. Precisamos de vocês para que toda a cadeia seja sustentável”, destacou Humberto Marin, diretor de Desenvolvimento Industrial.

Em 2020, a Aperam se tornou a primeira empresa do mundo em aços planos especiais a atingir a neutralidade de carbono nos Escopos 1 e 2 — marco certificado pela SGS e mantido até hoje. Agora, o desafio é avançar no escopo 3, considerado o mais complexo globalmente.

Desde 2011, a companhia substituiu totalmente o coque mineral por carvão vegetal renovável, produzido pela Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha (MG). Essa mudança evita a emissão de 500 mil toneladas de CO? por ano.

Além disso, iniciativas de economia circular geram competitividade. A moinha de carvão, por exemplo, virou insumo energético e pode ser aplicada como biochar, contribuindo para estocagem de carbono e até créditos de CO?.

“Os resultados mostram que é possível reduzir custos, gerar novos negócios e fortalecer a competitividade”, afirma Rodrigo Heronville, diretor de Gente e Gestão.

Até 2030, a Aperam pretende:  Reduzir em 25% o consumo de energia / Diminuir em 50% as emissões de CO?/ Reciclar mais de 97% dos resíduos/ Reduzir em 48% o consumo de água

“Precisamos de ousadia e coragem para avançar. Mirar onde queremos estar em 2030 e, passo a passo, seguir juntos pela descarbonização de toda a cadeia produtiva”, completa Rodrigo.