AWS busca startups latino-americanas para o Generative AI Accelerator 2025

16.06.2025
A Amazon Web Services (AWS) abriu inscrições para a terceira edição do Generative AI Accelerator (GAIA), programa global de oito semanas voltado a startups em estágio inicial que desenvolvem tecnologias fundacionais de IA generativa.
Em 2025, cinco startups latino-americanas serão selecionadas entre as 40 mais promissoras do mundo para participar do programa, que oferece até US$ 1 milhão em créditos AWS, mentoria técnica, suporte de mercado e acesso à tecnologia da AWS. As inscrições vão de 10 de junho a 10 de julho; os selecionados serão anunciados em 24 de setembro e o programa começa em 13 de outubro, em Seattle.
“Estamos agora em um estágio em que praticamente todas as startups aplicarão IA generativa aos seus negócios. É por isso que estamos focando em apoiar as que desenvolvem as tecnologias fundacionais que definirão o que é possível com IA”, afirmou Jon Jones, vice-presidente e chefe global de Startups da AWS.
O GAIA é híbrido, com sessões online e encontros presenciais, encerrando no AWS re:Invent 2025. Startups com MVP funcional, alguma tração de clientes e equipe técnica sólida podem se inscrever — não é necessário ter experiência prévia com AWS.
Na edição anterior, o programa recebeu mais de 4.700 inscrições de startups de setores como biotecnologia, fintech e automação. A AWS reafirma seu compromisso com a inclusão global ao selecionar participantes de diversas regiões, incluindo América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio.