AXIA Energia aprimora monitoramento de ativos com drones e Inteligência Artificial
29.11.2025
Solução reforça segurança, eficiência e confiabilidade de linhas de transmissão e reservatórios de hidrelétricas
A AXIA Energia adotou um novo sistema de monitoramento de seus ativos de geração e transmissão de energia, com mais de 250 drones avançados e Inteligência Artificial (IA). As tecnologias visam otimizar as inspeções, garantir precisão na coleta de dados e reduzir a exposição de equipes a riscos.
A companhia possui uma frota equipada com câmeras fotográficas de alta resolução para reforçar as inspeções em linhas de transmissão. Os equipamentos aéreos não tripulados são utilizados para identificar anomalias, pontos de calor e mapear áreas de difícil acesso. Somente em 2025, a empresa ultrapassou a marca de 2.400 voos.
Os drones monitoram o crescimento da vegetação, que, a longo prazo, pode representar riscos de desligamentos das linhas de transmissão. Alguns modelos possuem sensores Light Detection and Ranging (LiDAR) embarcados, que calculam a distância entre a vegetação e os cabos, além de viabilizarem a criação de modelos tridimensionais detalhados dos ativos monitorados.
Nos ativos de geração, os drones registram o avanço das atividades, apoiam o planejamento das ações de segurança e realizam o mapeamento de margens vulneráveis dos reservatórios hidrelétricos, incluindo em operações de resgate de pequenos animais em situações de risco.
A frota também conta com dispositivos específicos para a coleta de amostras dos reservatórios, permitindo análise da água.
“A utilização de Inteligência Artificial agrega ainda mais eficiência na inspeção e o auxílio dos drones aumenta a precisão na coleta de dados. A combinação dessas tecnologias mostra como a inovação pode ser aplicada para melhorar a eficiência e a segurança em atividades essenciais, além de promover o aprimoramento no processo de manutenção e até mesmo na expansão dos ativos”, afirma Lucas Pinz, diretor do Centro de Excelência Digitais da AXIA Energia.
Entre as soluções desenvolvidas pela empresa está o Projeto Inspetor, um modelo de IA voltado à inspeção de linhas de transmissão. A tecnologia detecta anomalias nos ativos, com foco inicial na identificação de corrosão em pinos de isoladores de vidro.
“O Projeto Inspetor tem como principal função coordenar as diversas frentes de inspeção das linhas de transmissão. É um projeto inovador e multidisciplinar, sobre o qual temos uma expectativa muito grande de aumento da segurança e da eficiência operacional”, afirma Ricardo Abdo, gerente executivo de gestão de O&M de Transmissão, responsável pelo projeto.
As imagens geradas durante as inspeções dos ativos são processadas por algoritmos de IA, que analisam os dados coletados e identificam anomalias. O objetivo é reduzir a exposição humana a riscos elétricos e de altura por meio do uso da tecnologia.
SOBRE A AXIA ENERGIA
A AXIA Energia é a maior empresa de energia 100% renovável do Hemisfério Sul, responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A companhia possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar.