Becker inova com transportador de corrente tipo redler fabricado com aço Hardox®

Becker inova com transportador de corrente tipo redler fabricado com aço Hardox®

17.12.2020

A vida útil aumentou consideravelmente em um equipamento da Becker Metalúrgica Industrial com o uso de aços de alta resistência no processo de fabricação. A empresa  desenvolveu um transportador de corrente tipo redler para transporte de biomassa, grãos, cinzas, farelos, com fundo revestido em Hardox® 500 e as chapas laterais em Hardox® 450. O resultado trouxe outros benefícios, como menos paradas para a troca dos revestimentos.

Há três anos, o equipamento era feito com o fundo e laterais revestidos em aço estrutural de alta resistência de 6mm. “Esse material durava aproximadamente um ano mais ou menos antes de se fazer a troca”, diz Décio Becker, diretor técnico da Becker Metalúrgica Industrial. “Quando passamos a fabricar o equipamento com o aço Hardox®, nos chamou a atenção, pois tivemos um ganho bem considerável naquele período e hoje é ainda maior: temos casos de equipamentos que estão trabalhando há dois anos com o mesmo material”, comenta.

O diretor da empresa afirma que a busca por uma nova solução foi motivada pelo desgaste sofrido no fundo do equipamento, devido ao atrito do produto com o aço e também pelo arraste da corrente metálica que transporta o material. “O movimento de arraste da corrente com o produto gerava um desgaste muito grande na chapa do fundo e nas laterais, pois são equipamentos que trabalham com fluxos de 100 até 500 toneladas por hora de produto”.