Carros elétricos e o mercado do aço: especialista prevê aumento da demanda pela liga metálica nos próximos anos

Carros elétricos e o mercado do aço: especialista prevê aumento da demanda pela liga metálica nos próximos anos

24.03.2024

Visto como alternativa para reduzir a emissão de gases poluentes, a demanda por carros elétricos segue crescente. Segundo um estudo da consultora AlixPartners, a participação dos elétricos no mercado automobilístico mundial pode chegar a 54% até 2035. No Brasil, embora essa comercialização seja mais modesta em comparação a outros países, de janeiro a abril deste ano, houve um crescimento de 51% em relação a 2022, de acordo com a ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico -, somando mais de 150 mil unidades em circulação. O cenário é bastante promissor a outros segmentos que colaboram com insumos para este mercado, como é o caso dos fabricantes de soluções em aço inoxidável.

“O que veremos, no entanto é uma mudança na ordem das demandas, especialmente por conta dos novos motores elétricos e baterias recarregáveis, itens que têm a liga metálica em maior volume na sua fabricação. Se hoje o aço é empregado nos sistemas de transmissão e tanques de combustível, por exemplo, nos próximos anos o material, em versões de maior valor agregado, ganhará presença em outros elementos dos modelos eletrificados, além, é claro, das carrocerias e outras aplicações voltadas à segurança e frenagem, como a malha de fios dos airbags e discos de freio”, aponta Marcos Barbosa, CEO da Krominox, líder nacional na produção de tubos em aço inoxidável.

Outra aplicação relevante do aço na nova configuração do setor automobilístico, segundo Barbosa, diz respeito aos pontos de abastecimento dos veículos, ou eletropostos, que contam com a liga metálica para sua estrutura e construção. “Algumas estimativas apontam que nos próximos três anos, teremos cerca de 10 mil postos de abastecimento para os carros elétricos no país, com fontes de energia variadas e renováveis. Se pensarmos em um sistema fotovoltaico, de luz solar, como alternativa limpa para essa geração de energia, mais uma vez o aço se faz presente nas estruturas e placas de captação, demonstrando forte tendência de aplicação”, complementa o executivo.

É por isso que a Krominox, como uma das maiores fabricantes de tubos e soluções em aço inoxidável, segue ampliando sua capacidade fabril, pensando em atender com eficiência e velocidade às demandas inerentes da indústria automobilística. A partir de um portfólio completo com tubos de diferentes bitolas e laminação da costura longitudinal, um diferencial em sua área de atuação, a companhia atende de forma personalizada a necessidade de cada setor, e as particularidades de produção e projetos.