Coalizão Indústria debate reforma com empresários e ministro Paulo Guedes

Coalizão Indústria debate reforma com empresários e ministro Paulo Guedes

27.05.2021

Organizado pela Coalizão Indústria, o evento "Diálogos da Indústria" recebeu o ministro da Economia, Paulo Guedes, em café da manhã realizado no Hotel Windsor, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (27). Foram discutidas pautas como as reformas estruturais do país, a agenda liberal do governo no contexto da pandemia e as perspectivas econômicas para os próximos meses. O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, também participou do encontro. O evento foi realizado de maneira híbrida, virtual e presencialmente. 

O ministro Paulo Guedes falou sobre o trabalho que vem desempenhando para aprovar as reformas e a política econômica do governo. "Precisamos trabalhar de forma integrada para que a indústria brasileira, resiliente a massacres de políticas supostamente industriais, volte a crescer e a escoar a nossa produção. Precisamos sair desse modelo de dirigismo e ir para a economia de mercado, com expansão e democratização do crédito para pequenas e médias empresas, ao invés de favorecer os ‘campeões nacionais’", afirmou.

Marco Polo de Mello Lopes, coordenador da Coalização Indústria e presidente executivo do Instituto Aço Brasil, traçou um panorama do atual cenário da economia e sobre os entraves ao crescimento do país por conta da pandemia e da alta carga tributária. "É consenso entre todos os segmentos da indústria que a alta tributação é responsável pelo processo de desindustrialização no Brasil. Pleiteamos uma reforma tributária ampla que impeça a cumulatividade de impostos e mitigue os efeitos do ‘Custo Brasil’."

O presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) José Ricardo Roriz contextualizou o debate em torno da reforma tributária. Já Humberto Barbato,  presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), falou sobre abertura comercial.

Também participaram do café da manhã  Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), Haroldo Ferreira, presidente-executivo da ABICALÇADOS, Paulo Camillo Penna, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), José Jorge do Nascimento Júnior, presidente-executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (ELETROS), José Carlos Martins, presidente do CBIC, e Sergio Martins Mello, vice-presidente da ANFAVEA.

A edição de "Diálogos com a Indústria" com o ministro Paulo Guedes contou com a participação presencial de representantes das entidades que formam a Coalizão Indústria, além de mais de 1.400 industriais de forma virtual.