Combilift lança dispositivo que pode ventilar vários pacientes de UTIs ao mesmo tempo

Combilift lança dispositivo que pode ventilar vários pacientes de UTIs ao mesmo tempo

05.05.2020

A Combilift lança o Combi-Ventilate, um dispositivo inovador e versátil que permite transformar um ventilador (popularmente conhecido como respirador) em uma central compartilhada de múltiplas estações de ventiladores independentes para atender a um maior número de pacientes que ocupam leitos em UTIs. O lançamento é uma resposta da fabricante para atender à emergência provocada pelo combate mundial à pandemia de Covid-19. Rafael Kessler, diretor executivo da empresa, aponta que não haverá importação de peças e que a fabricante irlandesa está em contato com um grupo de empresas locais para viabilizar o projeto, acelerando a fabricação e distribuição do Combi-Ventilate.

“Todos os itens necessários para esta solução são facilmente encontrados no Brasil, buscamos a união para atender ao mercado rapidamente”.O Combi-Ventilate foi desenvolvido em parceria entre uma equipe mista de engenheiros mecatrônicos e de tecnologia da informação, o professor Ger Curley da cadeira de Anestesia e Cuidados Críticos do Royal College of Surgeon's do hospital de Beaumont, em Dublin, e o Ministério de Saúde e Segurança da Irlanda. O projeto foi desenvolvido nas últimas cinco semanas em um laboratório de testes.

Martin McVicar, fundador e CEO da Combilift, destaca que alguns países e cidades estão lutando para obter ventiladores em número suficiente para atender aos doentes, e muitos governos e autoridades em saúde estão incentivando indústrias a encontrar uma solução, assim como o Ministério de Saúde e Segurança da Irlanda. “Em vez de apenas desenvolver ventiladores, analisamos o que é realmente necessário para atender a esta urgência, da mesma forma como fazemos em nossos modelos de negócios habituais e com o mesmo objetivo, o que significa fazer mais com menos”, destaca o executivo.