Construção Civil e o apoio da tecnologia para a gestão de pessoas

Construção Civil e o apoio da tecnologia para a gestão de pessoas

16.01.2024

De acordo com o Ministério do Trabalho, o setor de construção civil foi o que mais movimentou o mercado de trabalho ao longo de 2023; ao todo, foram 121.789 contratações formais. Um aumento tão significativo de profissionais, necessita de uma gestão de pessoas mais eficiente e agilizada; e investir em tecnologia é o caminho para isso. O mercado já oferece soluções que facilitam demandas comuns da rotina do RH, deixando-as muito mais práticas no dia a dia. “A tecnologia auxilia não só na integração de dados, relatórios para análise, automatização de processos e execução do cronograma da obra, como, também, na produtividade e no aperfeiçoamento dos profissionais, ajudando a capacitar e desenvolver esses colaboradores”, comenta Cintia Tertuliano, head of Products ERP Globaltec da Senior Sistemas.  

Segundo Cintia, o Senior HCM, plataforma completa de soluções para a gestão de pessoas, por exemplo, focado na Construção Civil, traz diversos benefícios para as construtoras, como avaliar o desempenho e satisfação dos colaboradores, realizar diagnósticos do clima organizacional que pode qualificá-los em relação a cultura, formação interna e cursos específicos da área, entre outros. “Os recursos de análises e gerenciamento de competências permitem que as empresas identifiquem as habilidades necessárias para determinados cargos e busquem profissionais que atendam a esses requisitos”, explica.  

Para Juliana Maria, head of Products Talent Acquistion na Senior, outra aplicabilidade da tecnologia é na admissão e recrutamento e seleção de candidatos, poupando tempo e aumentando a eficiência do processo de contratação. “A solução de Admissão Digital da Senior possui validação automática de documentos por OCR, garantindo 90% de acuracidade por documento, gerando um processo de admissão ainda mais ágil, algo muito positivo para o setor de construção, tendo em vista as movimentações e necessidade de mão de obra”, conta. 

O Senior HCM também possui recursos para o desenvolvimento de talentos, em que os clientes podem criar programas de capacitação e feedbacks para os colaboradores. “A tecnologia traz uma experiência completa de gestão humana, contribuindo desde a admissão digital, passando pela sustentação deste talento, com folha de pagamento e ponto eletrônico 100% em compliance com a legislação brasileira, até o desenvolvimento e retenção dos talentos. Ou seja, tudo o que é necessário para construir resultados mais altos em uma só solução”, explica a head. 

Além disso, usar a tecnologia para otimizar o canteiro de obras contribui principalmente no ganho de produtividade, pois ela ajuda a aproveitar melhor os recursos do canteiro promovendo treinamentos e práticas para que os profissionais saibam utilizar os materiais e reduzir desperdícios. E também traz uma comunicação rápida e acessível entre a gestão e os colaboradores, pois todos terão a mesma base de dados, que promovem muita eficiência e resultados significativos. 

A Senior - Há mais de 35 anos no mercado, a Senior é responsável pelo processamento de mais de 6,6 milhões de folhas de pagamento na América Latina.   

A Plataforma Senior HCM proporciona uma experiência completa de gestão humana, oferecendo produtividade para empresas de diferentes portes, de 100 a mais de 60 mil colaboradores, nas diferentes atuações do RH: Talent Acquisition, Talent Experience, Talent Operation e Benefícios Corporativos.   

Mais de 5.200 RHs contam com as soluções da Senior para impulsionar e potencializar a gestão de pessoas.

Foto: Mikhail Nilov