Cresce 46,2% setor de tecnologia em 2021

Cresce 46,2% setor de tecnologia em 2021

22.03.2021

Embora a taxa de desemprego no segundo semestre de 2020 tenha sido de 14,1%, o impacto da pandemia não foi o mesmo em todas as áreas. Enquanto alguns setores sofreram com o fechamento de oportunidades, outros tiveram aumento significativo de contratações, especialmente no início de 2021, como é o caso do setor de tecnologia.

Foram abertas 1.120 vagas de tecnologia no Brasil em janeiro de 2020 e, no mesmo período de 2021, o número de vagas chegou a 1.638, aumento de 46,2%, segundo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE).

De acordo com dados do BNE, as vagas mais promissoras na área são desenvolvedor, programador, técnico em informática, desenvolvedor Java, desenvolvedor front-end, suporte técnico, analista de sistemas, analista de suportes e técnico em TI.

Diversos setores estão com vagas aquecidas na área da tecnologia, avalia o CEO do BNE, Marcelo de Abreu. "Áreas como de saúde, delivery e internet estão cada vez mais em alta, principalmente com a pandemia, quando houve essa necessidade para a continuidade dos serviços oferecidos. Dessa forma, o aumento de vagas na área aconteceu", explica. O bom momento deve persistir, conforme os dados da International Data Corporation (IDC): cerca de 42% das empresas no Brasil pretendem aumentar o orçamento para o setor de tecnologia ao longo de 2021.

Myke Mello, CTO da Nexcore Tecnologia, comenta que o setor de tecnologia vem ganhando mais importância e valorização nas empresas, principalmente devido aos fatores ocasionados pela Covid-19.

"Esse movimento de melhoria já era normal antes da pandemia. Em certa proporção, as empresas sempre buscaram melhor qualidade de tecnologia para desempenhar seus serviços, mas poucas investiam tempo no desenvolvimento de negócio, pois estava fluindo. Com a chegada da pandemia, foi necessário investir na tecnologia e contratar mais profissionais desse ramo para conquistar um melhor desenvolvimento", comenta.