Dados conjunturais da ABIMAQ - Coletiva - 27/09/2023

Dados conjunturais da ABIMAQ - Coletiva - 27/09/2023

02.10.2023

Dados do mês de agosto de 2023, da pesquisa Indicadores Conjunturais da ABIMAQ, registraram crescimento na receita líquida de vendas em relação ao mês de julho, anulando parte da queda acumulado no ano.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior a queda ainda prevalece em razão da fraqueza nas atividades do mercado doméstico. As exportações, mesmo com a desaceleração no mercado global e valorização do Real frente ao Dólar, registraram expansão.

Dentre os segmentos de mercado atendidos pela indústria de máquinas e equipamento se observou,na análise interanual, melhora nos mercados de bens de consumo, componentes e de logística e construção civil.

Desde o inicio de 2022 o setor fabricante de máquinas e equipamentos registrou encolhimento nas receitas vendas no mercado doméstico.Em 2023, até o mês de agosto, a queda acumulada no mercado doméstico foi de 13,0%, em razão não apenas do forte encolhimento dos investimentos na agricultura, mas também na infraestrutura e indústria de transformação.

Nas exportações, considerando o mesmo período de 2022, houve crescimento de 18,1% em Dólares ou 9,3% em Reais, que passaram a representar 24,2% da receita total do setor.

Em média, de janeiro a agosto de 2022 , as exportações representavam 20,2% da receita líquida total de máquinas e equipamentos.

Mais informações: https://abimaq.org.br/