Diafragma de três camadas é inovação da GEMÜ contra gases e químicos corrosivos

Diafragma de três camadas é inovação da GEMÜ contra gases e químicos corrosivos

06.04.2023

A indústria brasileira utiliza insumos químicos de todos os tipos, capazes de atender aos segmentos de mineração, siderurgia, produção de fertilizantes e tratamento de água, entre outros, todos cruciais para a economia do país e que movem diferentes ciclos produtivos.

Pensando na proteção dos públicos que têm contato com esses materiais, a GEMÜ do Brasil lança o Diafragma de 3 camadas. Projetado em películas de Teflon e PVDF, ele é ideal para resistir à passagem de cloro, cloro gás, hipoclorito e ácido clorídrico, ou outros produtos químicos que a planta fabril necessitar.

“Sentimos necessidade de oferecer esse produto no mercado devido à expansão das plantas químicas da cadeia do cloro, onde são necessárias reações como a hidrólise”, explica o gerente geral da divisão industrial da GEMÜ do Brasil, Mateus Souza.

O diafragma atua de forma a liberar ou obstruir a passagem do fluxo pelo interior das válvulas, equipamentos presentes em todo tipo de indústria que possua instalações e processos com passagem de fluidos líquidos ou gasosos.

Conheça o diafragma de 3 camadas por dentro

O Diafragma GEMU 71 foi desenvolvido como um produto de três peças para usos industriais. Todo feito com uma face de PTFE, camada intermediária de PVDF e fundo de EPDM, ele garante segurança conforme as características técnicas das plantas químicas, com certificação TÜV SÜD.

“O diafragma é baseado no design já testado e aprovado pelas mais diferentes indústrias, e neste caso ainda apresenta excelente impermeabilidade contra gases e alta resistência ao cloro graças à camada intermediária em PVDF e pino de montagem feito de titânio, que oferece resistência ao cloro, bromo e seus derivados”, revela o gerente. “O conjunto é revolucionário para aplicações com cloro que requerem segurança extrema, visto que uma possível nuvem química poderia atingir toda a população do entorno.”

Outras inovações da GEMU no Brasil incluem aplicações do diafragma metálico e de passagem reta, ideal para mineração – um mercado que a multinacional atende no Brasil com inúmeras soluções próprias.