Economia circular em movimento: parceria entre Gooxxy e DHL Supply Chain evita desperdício de mais de 3,5 mil toneladas de produtos

06.08.2025
Uma solução logística inovadora, que une tecnologia e sustentabilidade, está transformando a cadeia de abastecimento no Brasil. A parceria entre a Gooxxy, startup mineira especializada em recolocação de produtos, e a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, evitou o descarte de mais de 3,5 mil toneladas de produtos apenas nos últimos 12 meses.
A operação tem como base um sistema de inteligência artificial desenvolvido pela Gooxxy, que identifica estoques excedentes ou com data crítica e redireciona esses itens — antes condenados ao desperdício — para pequenos e médios comércios locais, de forma rápida, rastreável e eficiente.
“Combater o desperdício é uma premissa que nos move. Ver um player global como a DHL comprometido com esse propósito fortalece ainda mais nossa missão”, destaca Vinicius Alves Abrahão, CEO da Gooxxy.
A DHL é responsável pela logística de ponta a ponta, com estrutura que cobre atualmente 71 cidades em cinco estados brasileiros. Os centros de distribuição estão em Jandira (SP), Extrema (MG) e Goiânia (GO), com planos de expansão já em curso para a região Norte, começando pelo Amazonas, e para outros países da América Latina, como o México e Colômbia.
“A logística conecta as pontas deste modelo: evita desperdícios e garante que o produto chegue, com qualidade, no lugar e momento certos”, comenta Giovanna Maurício, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain.
Além de otimizar processos, a parceria reduziu o tempo médio de entrega de 7 para apenas 1 a 2 dias. Em 2024, a operação total da Gooxxy já movimentou 10,2 mil toneladas de produtos – quase o dobro do volume do ano anterior. A maior parte é composta por alimentos secos, mas a empresa tem ampliado sua atuação para itens de higiene, limpeza e cuidados pessoais.
“Nosso modelo oferece rastreabilidade total e está em conformidade com os padrões logísticos mais exigentes do mercado. Transformamos desperdício em negócio”, reforça Vinicius.
A operação também conta com iniciativas de sustentabilidade e diversidade, como o uso de veículos elétricos na Grande São Paulo e o programa “Mulheres na Estrada”, com motoristas mulheres realizando parte das entregas.