Ecos Energia Solar Fotovoltaica projeta 170 franquias novas em 2024

Ecos Energia Solar Fotovoltaica projeta 170 franquias novas em 2024

21.01.2024

A Ecos Energia Solar Fotovoltaica, franquia que oferece os serviços de instalação de projetos solares em residência, empresa e fazenda, manutenções de usinas solares e monitoramento de desempenho, anuncia o plano de expansão para 2024 e projeta 170 novas franquias.

De acordo com Lucas Mouco, CEO da franquia Ecos Energia Solar Fotovoltaica, a expansão será nacional. Hoje a rede conta com mais de 210 franquias, 84 delas inauguradas em 2023, e está presente em quase todos os estados do Brasil.

“As novas franquias irão aumentar a presença da franquia Ecos Energia Solar Fotovoltaica e a oferta desse tipo de energia em todo o território nacional”, comenta. “É importante ressaltar que, a energia solar é uma alternativa limpa e sustentável às fontes de energia fóssil, pois não emite poluentes atmosféricos nem gases de efeito estufa durante a geração de eletricidade”, completa Mouco.

Estratégia de expansão

O CEO da franquia Ecos Energia Solar Fotovoltaica conta que a estratégia envolve três modelos de negócios: o home office, com baixo investimento e custo de estrutura; showroom, que permite agregar um novo negócio dentro do ponto comercial, podendo ser empresas do segmento de energia ou diversos ramos; e loja, com um ponto comercial estratégico.

“O investimento é a partir de R$ 22,4 mil no modelo home office, que representa atualmente a maior parte das franquias da Ecos Energia Solar Fotovoltaica”, diz Mouco.

Mercado em alta

O Brasil adicionou 7,46 GW em sistemas de energia solar de geração distribuída (GD) em 2023, mostram dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A maior parte da potência acrescentada em 2023 foi referente a sistemas residenciais, com 3,5 GW e 489 mil sistemas, beneficiando 630 mil consumidores. Em seguida, vêm as classes comercial, rural e industrial, com 2 GW, 1,5 GW e 560 MW, respectivamente.

Em dezembro, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou projeção de acréscimo de 9,3 GW em capacidade instalada de energia solar no Brasil em 2024, levando em conta a geração distribuída e a geração centralizada, segmento composto por grandes usinas fotovoltaicas. Dessa forma, a fonte atingiria 45,5 GW de potência acumulada no país ao final do ano.