Elipse e GAB celebram acordo para desenvolvimento de solução de saneamento

Elipse e GAB celebram acordo para desenvolvimento de solução de saneamento

22.08.2022

O Grupo Águas do Brasil (GAB) e a Elipse Software decidiram, recentemente, celebrar um acordo de cooperação para desenvolvimento do Elipse Water. O acordo prevê que a nova plataforma desenvolvida pela Elipse seja testada em algumas concessões do GAB, recebendo, assim, mais aprimoramentos antes do seu lançamento oficial.

O Elipse Water conta com uma ferramenta gráfica destinada à modelagem de redes hidráulicas, pela qual é possível inserir e interligar elementos, como: junções, tubulações, reservatórios, tanques, pontos de consumo, bombas, válvulas e definições de DMCs (Distritos de Medição e Controle). Com a evolução da plataforma, o GAB poderá importar o cadastro do seu sistema de controle GIS, sincronizando as bases de dados dos softwares, o que facilitará a manutenção e localização de cada componente.

A partir deste modelo hidráulico, o Elipse Water consegue identificar, de forma padronizada e contextualizada, as características, propriedades e o modo como cada componente da rede está conectado e operando. Com isso, a plataforma gera uma inteligência operacional ao negócio, tornando o processo de saneamento ainda mais eficiente. Por fim, também permitirá evoluir os sistemas para outras áreas e controlar todos os ciclos da água com as mais novas tecnologias.

“O acordo com o Grupo Águas do Brasil é fundamental para podermos desenvolver um produto focado na resolução dos principais problemas enfrentados pelas concessionárias brasileiras de forma a auxiliá-las na identificação e redução de perdas, otimização operacional e no aumento da eficiência energética, por exemplo”, afirma o diretor de desenvolvimento da Elipse, Alexandre Balestrin Corrêa.

Mais informações sobre este projeto e o Elipse Water podem ser obtidas através do e-mail v-automacao@elipse.com.br.