Embraco lança modelos com alta eficiência energética, maior desempenho e baixo ruído na Febrava 2023

Embraco lança modelos com alta eficiência energética, maior desempenho e baixo ruído na Febrava 2023

24.08.2023

A Embraco, fornecedora global de tecnologia de refrigeração para toda a cadeia de frio residencial e comercial e marca da Nidec Global Appliance, participará da Febrava 2023, de 12 a 15 de setembro, em São Paulo, com seu portfólio de soluções de velocidade variável e fixa, e de unidades condensadoras e seladas. As soluções, que se caracterizam pela alta eficiência energética, sustentabilidade, confiabilidade e baixo ruído, aplicam-se nos segmentos de  food service (restaurantes, bares, padarias, cozinhas industriais), food retail (supermercados, atacadistas, lojas de conveniência), merchandisers (expositores de bebidas e sorvetes), câmaras frias e equipamentos médicos, além do mercado de reposição, tanto residencial quanto comercial. Três delas acabaram de receber o Selo de Inovação Febrava. 

Para Sander Socrepa Malutta, diretor de Vendas e Engenharia de Aplicação de Refrigeração Comercial para a América Latina da Nidec Global Appliance, “a Febrava é uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do setor de refrigeração no Brasil e na América Latina, além de encontrar parceiros e clientes e demonstrar as soluções e inovações da Embraco”. A estratégia da marca é exibir as principais tendências, com produtos que estão na linha de frente em inovação tecnológica na cadeia do frio em todo o mundo. “Queremos apresentar a força da Embraco em seus 52 anos de existência, produzindo soluções de alto padrão de qualidade, eficiência e confiabilidade. Também vamos mostrar nossa cultura de inovação e as quatro prioridades estratégicas que guiam o nosso trabalho atualmente: eficiência energética, miniaturização, refrigerantes naturais e baixo ruído,” explica o executivo.

A boa combinação entre velocidade variável e refrigerantes naturais 

Os compressores de velocidade variável serão protagonistas no estande da Embraco na feira. Isto porque a tecnologia está ganhando cada vez mais atenção das grandes marcas de alimentos e bebidas do mercado, tanto internacional quanto nacional, pelo fato de oferecer maior  eficiência energética em um contexto de negócios que busca constantemente por soluções mais sustentáveis.

Seu principal diferencial é a capacidade de adequar sua velocidade de acordo com a temperatura do refrigerador, aumentando ou diminuindo sua capacidade de refrigeração, conforme a variação térmica causada por abertura de portas ou reposição de produtos. Em testes da marca com seus parceiros comerciais nos Estados Unidos e na Europa, os compressores de velocidade variável mostraram potencial de gerar economia de energia elétrica de até 50%, se comparada aos de velocidade fixa. Além disso, são compactos, o que otimiza espaço do refrigerador, geram menos resíduo e ruído. “A tecnologia de velocidade variável é uma solução premium em refrigeração comercial e residencial, pois permite alcançar ótimos desempenhos, além de aumentar ainda mais a confiabilidade, pois o inversor oferece proteções adicionais ao compressor”, explica Sander Malutta. 

Quando aliada ao uso de refrigerantes naturais como o R290, por exemplo, presente em boa parte do portfólio Embraco, a tecnologia de velocidade variável ganha mais um diferencial, pois são substâncias que não causam dano à camada de ozônio e têm potencial de aquecimento global próximo a zero. Os destaques são os modelos VEMT e VNEX, que estão sendo lançados no mercado brasileiro.

VEMT é um compressor de velocidade variável bivolt e bifrequência, fatores que facilitam a rotina do cliente no sentido de gestão de estoque e reposição. Voltado para soluções comerciais, como expositores, cozinhas profissionais e demais serviços de alimentação, o VEMT é até 15% mais eficiente do que os modelos equivalentes no mercado, com capacidade de refrigeração que alcança 354W. É compacto, robusto, de fácil manuseio e capaz de enfrentar situações críticas, como ambientes caracterizados por elevadas temperaturas e a constante abertura e fechamento de portas. 

Outro lançamento no mercado brasileiro é o VNEX. Projetado para aplicações comerciais de grande porte, como freezers, refrigeradores e expositores de bebidas e sorvetes, o produto entrega mais performance em um tamanho reduzido, quando comparado a um produto de velocidade fixa: é 30% menor em comparação ao seu antecessor para essa categoria,  pode alcançar uma capacidade de refrigeração até 60% maior, e oferece uma redução de até 20% no consumo de energia. Isso representa quase 6 toneladas de CO2 não emitidos na atmosfera, ao longo da vida útil de 10 anos de um refrigerador. 

“Na Embraco, estamos estrategicamente comprometidos em desenvolver produtos que desafiem os limites de eficiência energética, desempenho, miniaturização e sustentabilidade. Nossos constantes investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento visam oferecer à sociedade soluções de alta qualidade e confiabilidade que mantenham a marca Embraco como referência global em tecnologia de refrigeração. O mercado brasileiro tem à disposição o portfólio mais avançado do setor, desenvolvido em território nacional e utilizado em todo mundo. É isso que vamos levar à Febrava 2023”, finaliza Sander Malutta.

Soluções robustas e completas para câmaras frias

Os visitantes do estande (localização D74) da Embraco na Febrava também poderão ver de perto o portfólio de unidades condensadoras e seladas, que conta com a Bioma, reconhecida por ser uma solução com o menor nível de ruído do mundo para câmaras frias. A unidade possui design inovador e com boa acessibilidade, facilitando a manutenção e a instalação. Adequada para áreas externas de segmentos como lojas de conveniência, restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados, está disponível para aplicações de média temperatura (MBP) até 10kW e de baixa temperatura (LBP) até 4kW. É adaptada para os refrigerantes de baixo GWP (R449A, R452A, R513A). 

Além da Bioma, estarão presentes as unidades Monobloco e  Falcon. O Monobloco é uma solução selada completa, de fácil instalação e muito compacta, ocupando apenas 25 cm de altura em uma câmara fria. O portfólio oferece versões para baixas ou médias temperaturas e condensador a água ou a ar. Já a Falcon, produto já existente no mercado, terá uma nova versão na Febrava por meio de um conceito slim, adequando-se às demandas dos clientes, com itens e dispositivos que podem ser personalizados, com opções de 2Hp a 6Hp, com ou sem carenagem. Todas disponíveis com o compressor Scroll.

 Scroll, que também será exibido no estande, é um compressor de 2HP a 13HP, adequado para uma ampla variedade de usos em cozinhas profissionais e supermercados, como câmaras frias, resfriadores de leite e máquinas de gelo. O portfólio está disponível em médias temperaturas (MBP) e baixas temperaturas (LBP), e permite o uso de múltiplos refrigerantes. A tecnologia garante operação silenciosa, alta eficiência energética e design robusto. 

As unidades condensadoras do portfólio padrão também estarão no estande, além da série EDP (da sigla em inglês evaporative drain pan, ou bandeja de evaporação), que permite que seja configurada de acordo com a necessidade do cliente. Ela conta com uma bandeja removível para contenção de água do degelo e pode trazer ainda uma serpentina submersa pela qual circula gás quente para acelerar o processo de evaporação.

Os clássicos de velocidade fixa  

A alta tecnologia da Embraco também estará presente no seu portfólio de produtos de velocidade fixa, que também usam refrigerantes naturais e apresentam resultados relevantes em eficiência energética. Nesta categoria de compressores, destaca-se a linha EM, que é compacta, tem  baixo nível de ruído e  vibração, sendo ideal para  refrigeradores residenciais e aplicações comerciais pequenas. Com os modelos EM2 e EM3 em refrigerantes naturais, a Embraco chegou à marca de 100 milhões de compressores vendidos nos últimos 10 anos.

Treinamentos técnicos gratuitos todos os dias da feira

O estande da Embraco terá um espaço exclusivo para treinamentos técnicos sobre os benefícios e desafios dos compressores de velocidade variável, os mitos e verdades sobre o refrigerante natural R600a e os cuidados e boas práticas na instalação de compressores com  R600a e R290. Os interessados em participar dos treinamentos poderão fazer a inscrição no dia do treinamento, por ordem de chegada.   

Serviço

Evento: Febrava 2023

Data e local: 12 a 15 de setembro, São Paulo Expo, São Paulo

Estande da Embraco: D74

Saiba mais neste link.