FPT Industrial se move na direção das soluções de transporte sustentável do futuro

FPT Industrial se move na direção das soluções de transporte sustentável do futuro

25.11.2022

De 7 a 11 de novembro de 2022, a FPT Industrial foi um dos expositores na Fenatran 2022, um dos eventos mais importantes do setor de transporte de cargas em todo o mundo, realizada no Brasil.

Em seu stand no São Paulo Expo, a marca exibiu uma linha completa de soluções, abrangendo as necessidades de todas as classes de veículos comerciais, inclusive produtos novos e inovadores projetados para aumentar a eficiência, fomentar o uso de combustíveis renováveis e abrir o caminho para a mobilidade elétrica no transporte de cargas e de passageiros.

Soluções de zero emissão ePowertrain

A inovação e a sustentabilidade sempre fizeram parte do DNA da FPT Industrial. Na linha de frente da tecnologia, a marca apresentou na Fenatran 2022 soluções de sua nova divisão ePowertrain, deixando claro seu posicionamento atual e futuro de fornecedor de soluções abrangentes de emissões zero, como eAxles (eixos eletrônicos), Central Drives (módulos de transferência de potência), pacotes modulares de baterias para veículos comerciais leves, ônibus e micro-ônibus e sistemas de gerenciamento de baterias (BMS).

Com sua planta neutra em carbono, inaugurada recentemente em Turim, na Itália, a divisão ePowertrain da FPT Industrial está comprometida com o desenvolvimento de novas gerações de produtos que representem hoje o futuro dos sistemas de propulsão. Ela também continua a implementar soluções inovadoras, com uma visão revolucionária e abordagem baseada na inovação aberta, atuando de forma ágil e em parceria com start-ups de mobilidade elétrica.

Nova geração de motores Euro VI

Como a primeira fabricante a homologar um motor para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) com o FPT F1C, a FPT Industrial está firmemente na vanguarda das tecnologias de controle de emissões. A marca apresentou seus novos motores Euro VI, destacando a importância do diesel no ambiente de transportes brasileiro (64,9% do transporte de cargas do país é rodoviário e responde por 97% do consumo de diesel), e aumentou a eficiência dos motores de combustão interna para atender às metas de CO2 da frota, a curto e médio prazos.

A nova geração Euro VI das séries F1, NEF e Cursor agrega ainda mais eficiência e desempenho, com a mais recente tecnologia de injeção eletrônica Common Rail e turbocompressor de geometria variável (VGT), proporcionando maior durabilidade e economia de combustível, com soluções como o sistema de pós-tratamento HI-eSCR, que oferece intervalos de manutenção mais amplos e custo total de propriedade otimizado em todas as aplicações.

Combustíveis alternativos pegam a estrada - Novos motores XC13 e N67 Natural Gas

Como parte de seu trabalho na direção da propulsão sustentável do futuro, a FPT Industrial continua a desenvolver e investir em novos motores de combustão interna para ampliar suas tecnologias e soluções competitivas. Além disso, a abordagem focada da marca também aproveita seu know-how e experiência de mais de 20 anos em aplicações de gás natural e biometano. Dois motores apresentados na Fenatran 2022 resumem essa trajetória estratégica: o XC13, totalmente novo e encarnação do conceito Cursor X, e a nova versão do N67 Natural Gas.

Original Reman FPF - disponível para veículos comérciais leves, caminhões e ônibus 

Em plena consciência do seu papel para a energia do futuro, a FPT Industrial está promovendo a economia circular com a expansão da sua linha de motores remanufaturados para o transporte rodoviário de cargas e passageiros. Durante a Fenatran 2022, as empresas de transportes puderam testemunhar em primeira mão a sustentabilidade e os benefícios oferecidos pela Original Reman, disponível para veículos comerciais leves, caminhões e ônibus. No evento, a marca também lançou seu turbocompressor e apresentou um cabeçote de cilindro completo com válvulas que, em conjunto, ampliam sua carteira de soluções com a menor pegada ambiental possível.

O processo é certificado pela FPT Industrial e conta com um ano de garantia, o que aumenta a vida útil dos motores. Com o desempenho e o consumo de combustível de um motor novo, o Original Reman moderniza componentes, consegue redução no custo total de propriedade com custos operacionais menores e garante que os veículos estejam sempre disponíveis, prontos para trabalhar e gerar receitas.

“Como fabricantes de sistemas de propulsão, aceitamos o desafio de evoluir de uma economia baseada em carbono para uma nova economia circular sustentável. Nossa carteira de inovações e tecnologias sustentáveis apresentadas na Fenatran confirma nosso compromisso com a meta de atingir emissões zero até 2040, com a FPT Industrial como referência de tecnologias essenciais para nossos clientes e parceiros”, afirma Marco Rangel, president of Commercial Operations, Latin America da FPT Industrial.