Fronius lança sistema de soldagem inteligente compatível com Indústria 4.0

Fronius lança sistema de soldagem inteligente compatível com Indústria 4.0

08.05.2022

Tecnologia de soldagem de última geração, que se destaca pela maior flexibilidade, conectividade, altos padrões de qualidade e conectividade que as indústrias pesadas e projetos mais exigentes precisam é a novidade que a Fronius do Brasil, subsidiária da fabricante austríaca líder em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, apresentou durante a Feimec -- Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que aconteceu de 3 a 7 de maio no São Paulo Expo, na capital paulista.

O lançamento é a linha iWave composta por equipamentos e sistemas de solda multiprocesso com recursos inteligentes, que garantem soldagem e acabamento perfeitos nos trabalhos com todas as ligas de metais, seja em tubulações de refinarias, equipamentos médicos, cervejarias, indústria alimentícia e aeroespacial, silos com material especial, entre outros projetos mais complexos.

A família iWave conta com recursos dedicados para soldagem TIG e por eletrodo revestido nas versões 190i e 230i. A sua maior inovação, no entanto, está nos modelos multiprocesso iWave Pro, nas versões 300i, 400i e 500i, que reúnem os recursos TIG, inclusive de alta frequência, e podem ser usados também como MIG/MAG, com todos os recursos possíveis deste processo.

O iWave é o primeiro equipamento de soldagem TIG do mercado com recurso de exibição e análise de energia real (kJ). Além disso, a Correção do Fator de Potência (PFC) fornece consumo energético eficiente, cuja carga é sempre inferior a 50 W.

As novas fontes de solda Fronius contam ainda com o RPI automático que, por meio da inversão de polaridade, faz ignições 70% mais rápidas e reproduzíveis em qualquer material base, sem ajuste manual. Este recurso é fundamental para garantir qualidade e precisão ao processo de soldagem, especialmente o TIG.

Outro destaque é a função CycleTIG, que promove controle máximo do arco elétrico e do aporte térmico na peça. Esse recurso permite soldar até mesmo materiais mais finos com facilidade e precisão.