Heliotek lança linha de coletores solares de alta performance

Heliotek lança linha de coletores solares de alta performance

25.02.2024

Heliotek, companhia que desenvolve soluções completas para otimizar e garantir eficiência energética no aquecimento de água, anuncia o lançamento da linha de coletores solares 2024, com três produtos principais: Elite, MC3000 e MC1500, todos desenvolvidos no Brasil.

A projeção é que o lançamento, aliado a ampliação das vendas para obras de grande porte, gere um crescimento de até 20% para a linha de coletores e reservatórios da companhia. Segundo o presidente da Heliotek, Mauro Aisemberg, esse movimento vai de encontro ao crescimento do mercado de energia solar no Brasil, que será o quinto maior do mundo no começo da próxima década, segundo projeção da Wood Mackenzie. “Este cenário impacta diretamente os negócios da Heliotek, uma vez que o setor representa 70% de nosso portfólio”, afirma.

Aisemberg comenta que o “Elite”, o coletor mais eficiente do mercado, de acordo com o Inmetro, tem como principal diferencial a sua tecnologia, a qual gera mais energia por metro quadrado, demandando menos coletores nas áreas de obras, o que otimiza os custos com energia elétrica.

Além disso, todos os produtos da linha são totalmente alinhados a diretrizes sustentáveis, com materiais recicláveis e certificação ISO 14000. Aisemberg relembra que durante o desenvolvimento, a equipe se preocupou em elevar os padrões de design dos produtos e alcançar o acabamento premium, uma necessidade relatada por arquitetos. “Na linha, é possível encontrar produtos compostos por vidro solar prismático e baixo teor de ferro temperado, que além da elegância, promovem maior absorção de energia, aumentando a eficiência e a vida útil, já que não sofrem com a oxidação e isto garante longa durabilidade”, ressalta.

Os novos coletores também são projetados com isolamento especial que impede a dissipação de calor e assegura uma retenção térmica aprimorada. “Essa tecnologia minimiza as perdas de calor, aumentando ainda mais a eficiência”, comenta Aisemberg.

Aisemberg salienta ainda que o destaque do desenvolvimento da linha está na engenharia nacional. “Após dois anos de pesquisa e desenvolvimento, com foco principal em entregar alta performance aliada a redução de custos, lançamos a linha com coletores que superam os internacionais alemães com criação própria da nossa engenharia nacional. Isto deve ser evidenciado, uma vez que reforça o caráter inovador da engenharia brasileira”, reforça.

Inovação e exclusividade no mercado de coletores solares

O resultado do sucesso da captação e retenção de calor do coletor Elite se dá por meio da combinação das tecnologias que aliam o revestimento seletivo, 10 tubos e excelente isolamento o que o torna altamente eficiente. “O Elite é certamente o coletor mais eficiente disponível no mercado brasileiro, com eficiência atestada pelo InMetro”, destaca Aisemberg.

Os lançamentos são direcionados para engenheiros, arquitetos, projetistas e empresas do segmento da construção e aquecimento de água que atuam em grandes obras, mas também estão disponíveis para o consumidor final em mais de 450 pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Negócios

A Heliotek faz parte do Grupo Soma, que conta com uma receita anual de cerca de R$ 200 milhões e fechou o ano de 2023 com resultados expressivos de 250 milhões. Em 2024, a expectativa é que o Grupo Soma atinja um crescimento de 11%, enquanto a Heliotek até 14%, também impulsionada pela ampliação dos seus canais de distribuição e pelo início das exportações para toda a América Latina.

Entre os planos para 2024 estão novos investimentos. “Faremos investimentos agressivos em pesquisa e desenvolvimento de produtos, a fim de trazer inovações que facilitem a vida dos consumidores. Esta é uma decisão que vem alinhada com a cultura da Heliotek, uma empresa centrada no cliente. Para se ter uma ideia, cerca de 5% do faturamento de 2024 será destinado para este fim”, finaliza Aisemberg.