IoT é peça-chave na indústria 4.0

IoT é peça-chave na indústria 4.0

24.08.2021

A indústria 4.0 encontra na Internet das Coisas (IoT) um dos seus grandes pilares, ao lado das soluções em nuvem e da Inteligência Artificial (IA). Isso porque está diretamente relacionada com a automatização da operação e o melhor aproveitamento de dados.

"As mudanças e os benefícios são tantos que essa fase já é considerada por muitos especialistas como a nova revolução industrial. Razões para isto não faltam, pois IoT oferece integração de sistemas, automações mais inteligentes e sensoriamento remoto, que tornam o processo mais eficiente e flexível", diz Murillo Silva, diretor de Soluções da fuse IoT.

Segundo ele, a facilidade de coletar, enviar e tratar os dados para tomada de decisão também é altamente ampliada, beneficiando gestores de planejamento, produção e operações, assim como equipes técnicas e de manutenção. Entre as vantagens do IoT na Indústria 4.0 estão o melhor aproveitamento dos recursos; aumento de produtividade, maior inteligência operacional e segurança, bem como redução de custos.

Nesse processo de transformação, o Brasil se tornou um grande celeiro para a tecnologia de ponta. "Aqui e no mundo é possível vermos que a indústria 4.0 veio para ficar com o uso de robôs e ferramentas para facilitar os processos industriais. Porém, esse processo de transformação é gradual e constante", comenta Silva.

No Brasil, em específico, a lei nº 14.108, de 2020, zerou os tributos para a Internet das Coisas, uma medida que contribui para tornar a aplicabilidade factível para as empresas fornecedoras de IoT e, em breve, com a chegada do 5G ao País as transformações devem se intensificar, tornando a gestão mais orientada por dados, com assertividade e rapidez. "Esse é sem dúvida o grande benefício", afirma Murilio. 

Com diversas possibilidades para a implementação, a tecnologia IoT atua na indústria 4.0 por meio de soluções de medição e monitoramento do consumo de energia, gás, pressão, temperatura, vibração e volumetria, por exemplo. Silva reforça que são ferramentas que apresentam insights preditivos, evitando falhas, acidentes de trabalho e pausas não planejadas na produção, entre outras situações. Consequentemente, esse aprimoramento garante maior qualidade nas linhas operacionais. O executivo destaca ainda que a tecnologia IoT é transmitida por redes privadas ou públicas e disponibilizada em tempo real.

Para a aplicação de IoT na indústria 4.0, atualmente existe uma grande variedade de soluções no mercado. Entre os destaques estão as ferramentas que coletam dados como: temperatura e umidade; vibração; campo magnético; energia; rastreamento; pressão e gás. Estas soluções são aplicadas na prevenção de falhas por meio de softwares de medição, mas também pelo uso de uma plataforma segura para a coleta e envio de dados para o cliente.

"Os operadores, engenheiros e técnicos passam a identificar padrões de comportamento de falhas, de funcionamento ou consumo em tempo real, porque a plataforma analisa as varrições de forma inteligente e ágil e fornece alertas ou insights de predição de manutenção em diversos canais, como, por exemplo, SMS, e-mail, Telegram e WhatsApp", detalha o diretor.