Kennametal apresenta nova linha de ferramentas em PCD

Kennametal apresenta nova linha de ferramentas em PCD

02.12.2020

A Kennametal apresentou uma nova linha de ferramentas rotativas em PCD para usinagem de alumínio que garante uma produtividade até 10 vezes superior à de ferramentas de metal duro. Esta nova linha de brocas, alargadores e fresas de topo garante excepcionais vida útil e resistência ao desgaste, mesmo em ligas de alumínio extremamente abrasivas, e está com prazos de entrega muito curtos.

"Nossa nova linha de ferramentas rotativas em PCD permite que nossos clientes usinem alumínio de maneira significativamente mais rápida, o que significa maior produtividade na fábrica", diz Michael Hacker, gestor de Produto da Kennametal. "Nas operações de furação e alargamento, essas ferramentas apresentam um desempenho consistente a velocidades de corte de até 1.000 m/min. As operações de fresamento podem ser realizadas a incríveis 6.500 m/min — uma
velocidade muito mais elevada do que a conseguida com ferramentas de outros materiais."

Com capacidades de refrigeração interna e interface compatível com MQL, essas ferramentas rotativas em PCD são ideais para usinagem de desbaste e de acabamento.

As arestas de corte extremamente afiadas e superfícies de saída de fricção reduzida eliminam as preocupações com arestas postiças. A usinagem de fricção reduzida também produz superfícies de melhor qualidade em operações de acabamento, como alargamento. É possível alcançar uma rugosidade de superfície de 0,6 a 1,2 μm (20 a 47 μ-in) - muito superior à possível com ferramentas convencionais de metal duro.

A classe de PCD KD1410 garante maior vida útil para as ferramentas e é particularmente benéfica no alumínio com elevado conteúdo de silício usado para fabricar peças automotivas como blocos de motor ou cabeçotes de cilindros.