Laquila abastece estoques enquanto mercado brasileiro enfrenta falta de insumos e matérias-prima

Laquila abastece estoques enquanto mercado brasileiro enfrenta falta de insumos e matérias-prima

01.12.2020

A Laquila,recebeu 1 milhão de peças neste mês de novembro. A entrega dos materiais e os estoques cheios vão na contramão da realidade enfrentada pelo mercado brasileiro nos últimos meses, que enfrenta escassez de insumos e matéria-prima. O reabastecimento de distribuidores, lojistas e parceiros ocorre após pedidos realizados para fornecedores no mês de março, quando a companhia resolveu investir pensando em uma possível demanda reprimida causada pela pandemia.

“No auge das incertezas da pandemia, em março, fizemos um comitê, decidimos apostar que haveria uma demanda reprimida e optamos por comprar mais do que estávamos habituados de nossos fornecedores”, conta a gerente de Suporte Comercial, Iael Trosman. Entre os materiais entregues nos portos brasileiros, estão motopeças de variados tipos, mas com uma atenção especial ao motor, visando abastecer lojistas, distribuidoras, mecânicas e o piloto.

A aposta feita pela Laquila foi certeira, conforme mostra pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) de outubro. Do total de 1.855 empresas consultadas, 68% delas relataram dificuldades em obter insumos ou matérias-primas no mercado doméstico e 56% sofreram com fornecedores estrangeiros. Quase a metade das empresas (47%) afirma que a principal dificuldade para não atender clientes é a falta de estoque – outros 41% alegam demanda maior do que a capacidade de produção atual.

De acordo com Iael, as indústrias estão vivendo dificuldades atualmente pelo fato de muitas plantas terem diminuído – ou até mesmo interrompido – suas produções. “Não se trata de um processo simples e rápido colocar uma fábrica para voltar a operar a plena capacidade. Olhando hoje, nosso planejamento faz total sentido, mas não era uma opção fácil lá atrás. Nosso raciocínio foi pedir a mais do que precisamos, conhecendo bem a realidade do mercado e em uma aposta do quanto poderíamos crescer”, explica Iael.