O que é "Open Banking" e quais os impactos para as instituições financeiras e seus clientes

O que é

07.06.2021

A expressão Open Banking ou "Banco Aberto", em portuguêsé um novo modelo de sistema financeiro em que há a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de seus dados entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site de cada banco, de forma mais ágil. O novo sistema entrou em vigor em fevereiro deste ano e desde então, o compartilhamento é apenas de dados das próprias instituições, como informações sobre os canais de atendimento e produtos.

Haverá ainda mais três fases do Open Banking. A segunda estará disponível a partir do dia 15 de julho e os clientes poderão compartilhar informações da conta bancária, dos cartões e operações de crédito, além de dados pessoais. Na terceira fase, a partir de 30 de agosto, será possível realizar a solicitação da autorização de pagamento e encaminhar propostas de operações de crédito. Já na última fase, estipulada para 15 de dezembro, poderão ser feitas operações de câmbio, investimento e seguro.

O serviço vai permitir que as instituições se conectem diretamente às plataformas uma das outras e acessem os dados autorizados pelos clientes. O sistema oferece mais controle da vida financeira aos clientes e disponibiliza a alternativa de gerenciar as contas bancárias em um só local. Além disso, é considerado seguro e gratuito pelos bancos. Também é possível desativar a operação posteriormente, caso o cliente queira.

Vivaldo José Breternitz, professor de Inteligência Artificial na Universidade Presbiteriana Mackenzie, avalia a novidade como um avanço e um modelo financeiro que facilitará a vida do cliente: "O compartilhamento de dados tornará possível, ainda, que as instituições participantes ofereçam soluções que facilitam às pessoas controlarem suas vidas financeiras. Quem, por exemplo, possui mais de uma conta bancária ou tem conta em um banco e investimentos em outro, poderá ver todos os seus dados em um único local. Espera-se que o open banking incentive a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio que oferecerão aos clientes experiências fáceis, ágeis e seguras", acrescenta.