OMEGA™ sugere modelo de checklist sobre segurança do trabalho

OMEGA™ sugere modelo de checklist sobre segurança do trabalho

25.04.2017

A OMEGA™ disponibiliza em seu site um artigo sobre a segurança do trabalho que traz uma análise geral sobre o tema e, também, ferramentas práticas como um modelo de checklist sobre os principais riscos potenciais em uma indústria. O artigo “Lista de verificação para a segurança de máquinas: aspectos mais importantes a serem considerados” destaca a alta prioridade do tema sob o ponto de vista estratégico e ético. O texto pode ser acessado no link (http://br.omega.com/artigos-tecnicos/machine-safety-checklist.html).

O Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho, que ocorre na próxima semana, dia 28 de abril, é um alerta sobre o assunto. Neste contexto, a OMEGA™ destaca que medidas apropriadas de segurança, além de afirmar o compromisso ético de garantir a integridade de funcionários, evitam perda de tempo, receita e indenizações trabalhistas, entre outros prejuízos.

Assim, o material pontua tópicos fundamentais para o desenvolvimento de um plano de segurança como riscos mecânicos, elétricos, equipamentos de proteção individual (EPIs), manutenções e reparos, proteções na estrutura e treinamentos. Em geral, estes pontos são conhecidos, mas o grande desafio é fazer com que lideranças e funcionários do chão de fábrica adotem uma cultura de trabalho segura, uma vez que todo acidente poderia ser evitado.

Por isso, a OMEGA™ deixa à disposição o checklist “Riscos potenciais relacionados à segurança” como modelo introdutório para adoção de boas práticas sobre o tema. Naturalmente, cada empresa ou planta deve analisar suas necessidades específicas sobre o tema para garantir práticas seguras.