Para 83% dos executivos de Mineração, organizações precisam de estratégia ESG

Para 83% dos executivos de Mineração, organizações precisam de estratégia ESG

07.07.2021

Os princípios ESG  (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança, em tradução) ocupam posição de destaque nos debates estratégicos dos líderes das empresas de mineração. Mais de oitenta por cento dos executivos brasileiros indicam  que as organizações precisam ter uma estratégia de ESG clara e mensurável. Além disso, pouco mais da metade (52%) deles consideram que as expectativas de ESG do investidor são claramente compreendidas.

Na amostra mundial, 32% dos executivos classificam as relações com a comunidade e a licença social para operar como os principais riscos ESG, com destaque para meio ambiente (29%), rejeitos (15%) e mudanças climáticas (12%). Essas conclusões estão na pesquisa "Riscos e oportunidades no setor de mineração: perspectiva global para 2021", conduzida pela KPMG com 167 executivos do setor.

"A pesquisa evidencia que os riscos relacionados com aspectos ambientais, sociais e de governança estão em destaque. Além disso, de forma praticamente unânime, as empresas agora sabem que precisam ter uma estratégia de ESG clara e mensurável. Outro dado relevante é que, para uma parcela relevante dos entrevistados, as expectativas dos investidores precisam ser bem compreendidas e consistentes em todo o mercado", afirma Manuel Fernandes, sócio-líder de Energia e Recursos Naturais da KPMG na América do Sul.

O conteúdo revelou ainda que, entre os executivos brasileiros consultados, mais da metade (61%) demonstrou otimismo sobre as perspectivas de crescimento de suas empresas e em relação ao crescimento do setor (57%), na comparação com o desempenho do ano anterior. A grande maioria (87%) dos respondentes também está confiante no crescimento das suas organizações nos próximos 12 meses.