Pesquisa da Fujitsu revela que competição acelera processos de automação e sustentabilidade na indústria

Pesquisa da Fujitsu revela que competição acelera processos de automação e sustentabilidade na indústria

07.07.2021

A intensificação da concorrência global está levando os fabricantes a fazer mudanças rápidas na forma como operam. É o que revela uma nova pesquisa sobre intenção de investimento publicada pela Fujitsu. O estudo sobre a tecnologia na área de manufatura ouviu líderes de TIC em 17 países1 e confirma a automação como a principal preocupação para melhorar a qualidade e a eficiência operacionais, além de observar que a sustentabilidade também está bem classificada entre as iniciativas para novos investimentos.

O setor industrial tem centrado suas energias na resiliência e agilidade dos negócios em resposta ao choque da Covid-19 e a automação emerge como um caminho crítico para conseguir isso. Os fabricantes investem mais em automação do que qualquer outra coisa, com 76,8% em planejamento de projetos nos próximos 12 meses. Além disso, a sustentabilidade está cada vez mais captando a consideração dos líderes do segmento, conquistando o terceiro lugar de impacto nos gastos com TIC. Os resultados da pesquisa da Fujitsu sugerem que as empresas perceberam que consumidores prezam por marcas que se preocupam com o planeta.

"Nosso estudo destaca a importância da automação em vários indicadores, sobretudo seu impacto na qualidade e eficiência como prioridade dos fabricantes. Como um dos principais integradores de TIC do mundo na manufatura, a perspectiva da Fujitsu é que o próximo passo crucial é integrar a TI com a OT (tecnologia operacional). Hoje, eles permanecem em grande parte separados em muitas fábricas ao redor do mundo. Em particular, vemos a integração da tecnologia de design de engenharia com as operações do chão de fábrica como uma oportunidade para os players alcançarem novos níveis de qualidade e eficiência, o que nossa pesquisa mostra serem as principais aspirações para o setor", avalia Alex Takaoka, diretor de Vendas da Fujitsu do Brasil.