Processo de manufatura automotiva deve se adaptar a uma combinação diversificada e em constante mudança de powertrain

Processo de manufatura automotiva deve se adaptar a uma combinação diversificada e em constante mudança de powertrain

04.01.2022

De acordo com o Flexing for the Future, um Relatório de Previsão Global 2035 sobre Powertrain patrocinado pela ABB Robótica e criado pela unidade de inteligência automotiva da Ultima Media, os fabricantes de automóveis devem adotar uma abordagem mais flexível e colaborativa para sua produção e infraestrutura de logística se quiserem manter a lucratividade e qualidade na próxima década.

Diante de metas ambiciosas para mitigar as mudanças climáticas, juntamente com grandes variações regionais nas legislações e comportamento dos consumidores, os fabricantes estão respondendo com o desenvolvimento de plataformas e instalações de produção que acomodam uma mistura complexa de powertrains, desde gasolina e diesel a híbridos e bateria-elétrica, bem como tecnologias emergentes, como células de combustível de hidrogênio.

Essa variabilidade introduz um novo nível de complexidade que se estende muito além dos muros da fábrica e por toda a logística global e cadeias de suprimentos. Com os powertrains ICE convencionais compartilhando pouco com seus sucessores EV, a grande variedade de componentes e processos que devem ser suportados pode rapidamente se tornar incontrolável. Somado a isso, a velocidade com que as condições de mercado, incentivos governamentais, legislação e até mesmo a própria tecnologia relacionada podem mudar, significa que os fabricantes devem buscar criar ainda mais flexibilidade em suas instalações de produção se quiserem responder a essa incerteza.

O relatório divulgado sugere que os fabricantes devem cada vez mais recorrer à digitalização e automação para fornecer a flexibilidade necessária para gerenciar essa variedade.

“Ao desvendar arquiteturas tradicionais de produção “long-line” e ao implementar células modulares dedicadas, os fabricantes ganham a capacidade de modificar ou até mesmo substituir células individuais sem incorrer em interrupções de produção custosas”, disse Joerg Reger, managing director do segmento automotivo na ABB Robótica. “Essas mudanças de produção com zero perdas permitem que os OEMs comecem pequenos e aumentem a escala de peças-chave do processo de montagem, adicionando ou reimplantando células conforme as demandas mudam. Ao projetar a flexibilidade no processo, criamos os meios não apenas para gerenciar essa complexidade crescente, mas também para transformá-la em uma oportunidade”.