Rolamento bipartido FAG gera economia de até 75% nos custos de parada de máquina indústria

Rolamento bipartido FAG gera economia de até 75% nos custos de parada de máquina indústria

16.06.2020

Os rolamentos bipartidos FAG, desenvolvidos pela Schaeffler, são a opção ideal para montagens difíceis de rolamentos, ou seja, quando envolvem tarefas complexas como remoção de equipamentos ou embreagens, desmontagem de peças e até mesmo de eixos.Por isso, a aplicação de rolamentos bipartidos é apropriada principalmente em equipamentos de transporte, fábricas de processamento de materiais, plantas de mineração e siderurgia, usinas de açúcar e álcool, navios e indústrias de papel e celulose.

No setor de mineração, é recomendada a utilização dos rolamentos bipartidos em escavadeiras de rodas de caçamba, guinchos, eixos de acionamento, transmissão, transportadores de caçamba, correias transportadoras, agitadores, moinhos, fornos rotativos e ventiladores.

Na indústria de celulose e papel, os rolamentos bipartidos são adequados nessas aplicações: ventiladores, agitadores, eixos de acionamento e transmissão e equipamentos de transporte. No segmento industrial, a Schaeffler tem um exemplo prático da economia gerada: quando uma empresa de mineração instalou um rolamento bipartido FAG no acionamento de uma de suas escavadeiras de rodas de caçamba, o tempo de parada do maquinário foi 36 horas menor do que o necessário para a troca de um rolamento convencional. Em consequência, a empresa de mineração economizou cerca de 28 mil euros, ou seja, aproximadamente R$ 132 mil.

Como resultado desses diferenciais, a grande vantagem é a significativa economia que a rapidez na troca do rolamento bipartido proporciona: há uma redução de aproximadamente 75% nos custos gerados pela parada de máquina.