Schneider Electric renova parceria com o CDP para fornecer consultoria de sustentabilidade em nível global

Schneider Electric renova parceria com o CDP para fornecer consultoria de sustentabilidade em nível global

03.09.2023

A Schneider Electric anunciou que renovou sua parceria com o CDP (conhecido anteriormente como Carbon Disclosure Project) como fornecedora credenciada de serviços globais de consultoria e software em sustentabilidade. Os provedores de soluções credenciados apoiam as organizações que trabalham com o CDP para melhorar sua divulgação e também as ajudam a implementar suas estratégias do início ao fim. Este é o 13º ano em que a empresa colabora com o CDP para apoiar organizações na melhoria da divulgação de relatórios ambientais nos setores comercial e industrial.
 

O CDP é reconhecido no mercado como o padrão-ouro para a divulgação ambiental, abrangendo temas como florestas, segurança hídrica, cadeia de suprimentos e mudança climática, e como uma iniciativa chave para medir a ação climática em nível global. No último ciclo de reporte, em 2022, mais de 18.700 empresas  incluindo companhias listadas no valor de US? 60,8 trilhões (metade da capitalização do mercado global) —divulgaram seus dados ambientais por meio do CDP, o que representa um aumento de 38% em relação a 2021 e o atingimento de um valor recorde de organizações engajadas na iniciativa.
 

Vale destacar que, no Brasil, o índice de sustentabilidade empresarial, ISE – B3, passou a exigir nota mínima “C” no caderno de mudanças climáticas como critério de elegibilidade, o que acelerou ainda mais a busca das organizações por consultorias credenciadas pelo CDP, reforçando o posicionamento estratégico da Schneider Electric como parceiro global da iniciativa. Em 2022, 85% dos clientes de consultoria da Schneider Electric que responderam ao CDP com a ajuda da empresa receberam uma pontuação de divulgação do clima de “B” ou superior e 29% aumentaram sua nota em relação ao ano anterior.
 

A própria Schneider Electric reporta anualmente ao CDP e alcançou uma pontuação “A” (a melhor possível) no caderno de mudanças climáticas pelo 12º ano consecutivo, liderando pelo exemplo e se destacando entre os respondentes, dado que apenas 2,2% das quase 15.000 empresas classificadas alcançaram a nota A neste último ciclo.

“A Schneider Electric impulsiona as empresas em sua jornada da divulgação à liderança ambiental, oferecendo expertise de alto valor em gerenciamento de riscos e redução de impactos”, afirma Paul Robins, chefe de parcerias do CDP. “Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria em 2023 com um dos provedores de soluções credenciados mais antigos do CDP”, ressalta Paul.

“Agora é a hora das empresas definirem metas de redução de carbono, atingirem esses objetivos de forma proativa e divulgarem seu progresso ao longo do caminho. Com regulamentações crescentes e pressão de investidores, clientes e outras partes interessadas críticas, empresas de todos os setores estão valorizando mais a sustentabilidade e tomando medidas tangíveis e imediatas para reduzir seu impacto ambiental”, disse Mathieu Piccin, diretor na América Latina do Sustainability Business da Schneider Electric. “Este tem sido o nosso foco há mais de uma década e estamos entusiasmados em continuar nossa parceria global com o CDP para envolver e incentivar os respondentes novos e recorrentes a acelerarem a ação climática juntos.”

O executivo aconselha “aos que querem participar do ranking da CDP em 2024, comecem a estruturar seus relatórios o quanto antes para a divulgação, isso faz a diferença para na hora das inscrições”. Além de suporte ao reporte CDP, a Schneider Electric coloca à disposição de seus clientes um robusto portfólio de serviços de consultoria e software relacionados a energia, ao clima e à sustentabilidade, incluindo sua premiada plataforma de software EcoStruxure™ Resource Advisor.

O Sustainability Business da Schneider Electric conta com mais de 2,600 especialistas em todo o mundo e assessora 40% das empresas Fortune 500. Além disso, 383 milhões de toneladas métricas de C02 foram gerenciadas através de seu software Resource Advisor”. Desde 2018, a Schneider Electric reduziu as emissões de CO2 de seus clientes em 481 milhões de toneladas por meio de renovação de equipamentos existentes, digitalização, eficiência no uso de recursos e suporte na aquisição de energia renovável. A empresa espera ser neutra em carbono em suas operações e seu ecossistema expandido até 2025, cinco anos antes de sua meta anterior de 2030, e net-zero em toda sua cadeia de valor em 2050.

O que acha desta sugestão: Para mais informações sobre o suporte da área de Sustainability Business da Schneider Electric com o relatório CDP, acesse.