Siemens transforma estação Barra Funda de São Paulo em espaço de reflexão sobre acidentes elétricos

Siemens transforma estação Barra Funda de São Paulo  em espaço de reflexão sobre acidentes elétricos

02.10.2025

Para celebrar o mês do eletricista, a Siemens, leva à Estação Barra Funda, em São Paulo, uma experiência inédita e gratuita. De 2 a 31 de outubro, o público poderá conferir a exposição “A Arte de Proteger”, que destaca, de maneira interativa, a importância da conscientização sobre os riscos e os cuidados com a eletricidade no ambiente doméstico.

A iniciativa está integrada à campanha “Diga Sim Para Siemens”, focada em conscientizar eletricistas e profissionais do setor. Nesta edição, a campanha se expande, oferecendo uma experiência artística e imersiva que alcança o público em geral, reforçando a importância da prevenção no dia a dia de todos.

“A Siemens acredita que proteger vidas é um compromisso contínuo. A eletricidade está presente em tudo o que fazemos, mas justamente por ser invisível, muitas vezes esquecemos os riscos que ela oferece quando não tratada com responsabilidade. Nosso objetivo é sensibilizar o público de um jeito diferente. Por isso, transformamos dados técnicos em uma experiência sensorial e criativa, capaz de gerar empatia e inspirar mudança de comportamento”, afirma William Pereira, vice-presidente da área de Smart Infrastructure e Head de Electrical Products da Siemens.

A imersão artística chama atenção para um cenário preocupante: o Brasil ainda registra milhares de acidentes domésticos com eletricidade todos os anos, muitos deles fatais, causados por instalações improvisadas ou malconservadas. Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), só em 2024 foram 1.077 acidentes e 759 mortes, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

O espaço, pensado em parceria com o coletivo de arte Bijari, simula uma casa onde cada cômodo revela um risco elétrico comum e como a tecnologia pode transformá-lo em proteção. São cinco instalações artísticas que convidam o público a vivenciar e entender a importância da segurança elétrica, conheça:

  • Fio Desencapado: escultura com filamentos de cobre expostos e um raio iluminado, chamando atenção para os riscos invisíveis de choques e curtos-circuitos.
  • Sound System: caixa de som adaptada com gerador de energia estática que levanta os cabelos dos visitantes, tornando “visível” a eletricidade invisível.
  • O Eletricista: instalação em vídeo que fragmenta o corpo de um eletricista, simbolizando os riscos de improvisos e a importância da formação profissional.
  • Gambiarra: cubos de tomadas e fios que podem ser reconectados pelos visitantes, mostrando os riscos de improvisos elétricos em casa.
  • Casulo de Luz: tubos de neon formando uma espiral que envolve o visitante, representando a eletricidade como proteção e cuidado.