Sistema lean traz ganho de produtividade de 60% em indústria de válvulas

Sistema lean traz ganho de produtividade de 60% em indústria de válvulas

06.10.2021

Com o intuito de alcançar a máxima qualidade com o mínimo desperdício, a GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle implantou o sistema lean de produção enxuta. O resultado surpreendeu: na área de vulcanização, o ganho de produtividade foi de 27%. Agora, após a conclusão do projeto na área de pintura, a surpresa foi o retorno de 60% mais produção.

“Traçamos um mapa de fluxo para detectar onde estavam os gargalos”, explica o engenheiro de processos da GEMÜ, Randal Pivato. “Com isso, foi possível organizar a sequência das propriedades de ordens de produção e otimizar o isolamento das peças, para uma pintura eficaz e sem desperdícios”, ele conta.

Para que todos pudessem acompanhar as melhorias, um quadro de gestão foi implantado no setor de pintura. Por fim, haverá a robotização no processo de rebarbação, ou seja, a retirada de rebarbas, pontas e excessos das peças e polimento, outro gargalo do setor.

Desde 2020, o sistema Lean já foi implantado na GEMÜ nas áreas de vulcanização de diafragmas e pintura. Os próximos setores a receber esse incremento de produtividade serão recebimentos, expedição, usinagem, almoxarifado e finanças, até que 100% da fábrica esteja dentro do processo de melhorias contínuas. 

“Agora temos procedimentos-padrão e sequência lógica para realizar o trabalho”, enfatiza o engenheiro. “Todos estão conscientes da importância do projeto, e mesmo com o aumento de demanda tem sido possível produzir no prazo graças a isso.”

Promovido pelo governo federal em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Programa Brasil Mais, de mentoria lean, tem apoio do Sebrae e do Senai.