Solução Mitsubishi Electric permite conexão de diversos equipamentos em uma única rede industrial

Solução Mitsubishi Electric permite conexão de diversos equipamentos em uma única rede industrial

12.12.2016

Um dos desafios das redes industriais é conseguir conectar o máximo de equipamentos numa mesma rede, potencializando as possibilidades de controle da planta. Além de proporcionar um monitoramento mais flexível, que permita ao gestor o acesso às informações de produtividade da planta em tempo real e em qualquer lugar que esteja.

A Divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil tem tornado isso possível por meio do protocolo CC-Link, que por ser baseado em soluções de hardware, permite que muitos equipamentos possam ser conectados em uma única rede. Isso permite que a IoT (Internet of Things) se torne uma realidade, uma vez que o gestor passa a ter controle sobre diversas situações que ocorrem na planta em tempo real e até mesmo à distância. “Com a possibilidade de realizar esse gerenciamento até mesmo através de um smartphone, o gestor pode extrair o máximo da planta, reduzindo custos da empresa”, explica Alexandre Serain, engenheiro da Divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric.

Com o uso do CC-Link é possível criar comunicação entre equipamentos de automação como CLPs (remotos de I/Os), IHMs, Robôs Industriais, Inversores de Frequência entre outros dispositivos. “Outro fator importante é a flexibilidade de operação por diversas mídias, como cabo e/ou fibra ótica, e também a velocidade de comunicação, pois opera em uma rede industrial de 1Gbps”, afirma o engenheiro.

Outro ponto importante é a questão de segurança da informação que trafega nas redes industriais. Essa é uma questão que está clara para o departamento de TI, mas que deixa dúvidas nos outros envolvidos no processo. “As redes industriais se encontram em uma segunda camada da rede corporativa, onde estão mais protegidas contra invasões. Além disso, o CC-Link possui um chip exclusivo para permitir a comunicação entre os dispositivos, impossibilitando que um invasor acesse a rede de forma direta”, pontua Serain.

Atualmente, a Mitsubishi Electric possui grandes clientes na área industrial e de infraestrutura que utilizam o CC-Link em suas Redes Industriais. “Temos referências de grande porte sistemas de controle em plantas automotivas, bens de consumo duráveis e projetos de infraestrutura como túneis e arenas multiuso”, completa.