Soluções de limpeza da Kärcher reduzem as paradas de manutenção no setor de mineração

Soluções de limpeza da Kärcher reduzem as paradas de manutenção no setor de mineração

23.08.2021

A mineração brasileira vive um período de valorização com as crescentes altas do minério de ferro no mundo. Segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), a receita com a exportação dessa commodity mineral, que figura entre as principais produzidas no país, vai superar a receita de soja em 2021. O tempo de parada para manutenções de segurança, principalmente nesse período de expansão, significa redução da produção e, consequentemente, menos rentabilidade para as mineradoras. Para auxiliar a reduzir a frequência e o tempo de horas da linha parada, a área de soluções customizadas em limpeza da Kärcher desenvolveu a Central de Pressurização HVL 48/15-4 S.

Composta por um conjunto de seis equipamentos - armário de bombas, filtro de partículas, bicos retos, pente de bicos, mangueira de alta pressão e uma coifa -, a solução resolve um problema comum: a limpeza das matrizes do separador magnético para retirada de contaminantes derivados do beneficiamento de minérios que acabam entupindo as matrizes, reduzindo a qualidade do produto final e prejudicando o desempenho da máquina.

Uma das vantagens da central de pressurização é realizar a limpeza de matrizes de qualquer tamanho com o concentrador eletromagnético ligado e o rotor do separador magnético girando, o que aumenta a produtividade O controle da vazão, pressão e segurança é efetuado a partir de um CPL (Controlador Lógico Programável).

A solução da Kärcher já foi implementada na Herculano Mineração. "Antes de instalar o projeto, a manutenção ocorria uma vez por semana. Com a eficiência proporcionada pela central de pressurização, a limpeza passou a acontecer a cada seis meses, reduzindo o tempo do concentrador parado e a quantidade de limpezas. Antes eram gastas 720 horas de manutenção por ano. Hoje, são apenas seis horas, o que representa 30 dias a menos de linha parada", destaca Gustavo Hirsch, diretor de operações da Kärcher no Brasil.