Termotécnica está na short list do Prêmio ABRE na categoria exportação com a conservadora para mamão

Termotécnica está na short list do Prêmio ABRE na categoria exportação com a conservadora para mamão

15.08.2022

A Termotécnica  está novamente entre os finalistas do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira com a conservadora para transporte de mamão na categoria Estratégica – Exportação. A companhia já conquistou três vezes essa premiação. No ano passado, foi reconhecida nesta mesma categoria, em 2020, venceu na categoria E-commerce e em 2017 foi premiada em Design Estrutural – Funcionalidade.

A embalagem que está concorrendo à edição 2022 enfatiza os benefícios reais que os produtores de mamão têm ao utilizar a Conservadora DaColheita na exportação e a sustentabilidade proporcionada. Também conscientiza sobre a reciclagem do EPS, e o descarte pós-consumo, com uma rede de recicladores parceiros no Brasil e na Europa, para que aconteça a economia circular na prática.

O mamão é uma das frutas mais exportadas pelo Brasil, especialmente para a Comunidade Europeia. Mas entraves internos ainda impedem que as exportações cresçam e hoje, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), apenas 2% da produção nacional é vendida para o exterior. Por suas características, a embalagem de DaColheita pode contribuir para o crescimento das exportações brasileiras desta fruta pois amplia o shelf-life e oferece muitas vantagens logísticas.

A Termotécnica vem crescendo sua atuação na venda de conservadoras para exportações de frutas. Desenvolvendo soluções de conservadoras em EPS – mais conhecido como isopor* – com a marca DaColheita (FarmFresh para o mercado internacional), a companhia tem trabalhado com produtores e traders parceiros para contribuir com a ampliação da participação das frutas brasileiras nos mercados internacionais.

Para atender ao exigente mercado europeu os produtores de mamão para exportação buscam cuidados com o pós-colheita além da excelência em todas as etapas de produção. As frutas premium tipo exportação exigem todo um cuidado, desde a seleção na hora da colheita até a sua exposição para o consumo. Nesse sentido a escolha da embalagem adequada é de extrema importância para manutenção térmica durante todo o processo e garantia de um produto de qualidade no PDV.

Estudos comparativos realizados pelo Laboratório Agrotropical em todas as etapas do processo logístico, do produtor ao ponto de venda (PDV), demonstram que a conservadora em EPS DaColheita mantém as frutas em maturação nível 2 - o ideal para a qualidade comercial do mamão -, até 9 dias após a colheita contra 6 dias das embalagens similares em papelão. Os padrões de conservação como aparência, textura, nível de maturação e coloração interna e externa das frutas (shelf-life) foram 30% maiores nas embalagens DaColheita em relação a outros tipos de embalagens possibilitando a exportação para locais distantes, com longo transit time.