Valmet fornece novo Sistema de Cristalização para L.D. Celulose no Brasil

Valmet fornece novo Sistema de Cristalização para L.D. Celulose no Brasil

18.05.2020

A Valmet irá fornecer um sistema de cristalização para tratamento das cinzas provenientes da Caldeira de Recuperação da nova planta da LD Celulose S.A, que terá capacidade de 300 toneladas por dia. O fornecimento é parte do projeto da LD Celulose, joint venture da Lenzing e Duratex, de construir uma nova fábrica de 500 mil toneladas ao ano de celulose solúvel, em Minas Gerais. Em janeiro, a Valmet anunciou uma extensa entrega de tecnologia e automação para o projeto. A nova fábrica está programada para começar em 2022.

O valor exato do investimento não foi informado, porém, um sistema de cristalização deste porte e com o escopo definido pela LD Celulose S.A tem um investimento aproximado de 10 a 15 milhões de euros.

“Nossa nova fábrica de celulose terá um impacto socioeconômico positivo em toda a região. Ao escolhermos parceiros para este projeto nós enfatizamos a confiabilidade, a eficiência energética e as melhores práticas ambientais. Escolhemos a Valmet para entregar a solução de cristalização de cinzas porque o conceito atenderá a nossa solicitação da melhor maneira”, diz o gerente de Implementação de Recuperação Química da LD Celulose S.A, Roland Feiner.

“Nós estamos muito felizes com o acordo de fornecer este sistema de cristalização para a LD Celulose, o que reforça nossa parceria com esse importante cliente. A tecnologia de cristalização de cinzas é especialmente adequada para fábricas de celulose de grande porte e garante uma melhor e redução dos custos operacionais”, diz o diretor de Celulose e Energia da Valmet na América do Sul, Fernando Scucuglia.